Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Companhia leva teatro a todas as freguesias de Mogadouro

Em Mogadouro, a partir da companhia de teatro existente há cerca de um ano, surge agora um projecto que pretende levar teatro a todas as 21 freguesias do concelho.
A iniciativa “Teatro em espaço rural, teatro para todos” começa a concretizar-se em Março, altura em que se iniciarão os ensaios com dois actores profissionais. Já a partir de Abril a peça sobe ao palco em cada uma das freguesias do concelho, para que a população tenha acesso a esta forma de expressão artística de forma igualitária.
"Quando começou o projecto, aqui em Mogadouro com o ensino da expressão dramática, havia também esta ideia de poder fazer um ou dois espectáculos com profissionais durante o ano na nossa região, em poucos sítios isso existe. 
É o primeiro espectáculo em que vamos utilizar os profissionais com formação na área e que vêm para poder trabalhar connosco neste projecto que nós chamamos companhia de teatro de Mogadouro", explica Rui Branco Silva, actor e director da companhia de teatro de Mogadouro. 
O responsável explica que foi escolhido um texto que poderia ser adaptado à realidade e manifestações culturais do planalto. "Peguei num texto do Sanches Finisterra, um texto muito conhecido que é o "Com Piolhos e Actores". É o texto ideal, porque explica exactamente o que é um teatro ,o que o actor sente, o que o público sente. Eu fiz uma adaptação total para que o texto consiga encaixar nesta zona, ou seja, as duas personagens que eram dois homens transformaram-se num homem e numa mulher que é um casal que saltimbancos, andam de aldeia em aldeia. 
Precisamente nesta zona todo o texto foi adaptado para que também se consiga pôr no espectáculo todas as manifestações que existem aqui, desde as máscaras, à música, letras, também a importância da linguagem nesta zona não fugindo e não podendo esquecer o Mirandês”, adianta Rui Branco Silva. 
O espectáculo profissional vai recuperar uma tradição de representação amadora que acontecia nas aldeias de forma espontânea. Nos fins-de-semana de Abril e Maio, a peça de teatro “Com piolhos e actores” será apresentada nas 21 freguesias do concelho, para levar o teatro e a arte de representar a todos aqueles que nunca foram ao teatro. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário