Deverão ser retomadas, até ao início de Julho, as obras da variante de ligação do IC 5 à zona industrial de Mogadouro. Os trabalhos foram suspensos há cerca de um ano, porque parte da ligação, de 1,2 quilómetros de extensão, estava projectada para uma zona de reserva ecológica nacional.
Foi agora possível desbloquear o impasse quando a secretaria de estado do ambiente reconheceu o interesse público da obra, e deu parecer favorável a variante, como explica o vice-presidente da autarquia de Mogadouro, Evaristo Neves.
“Finalmente, temos todo o processo administrativo concluído no que toca à possibilidade de retomarmos os trabalhos de construção da variante do IC5, à zona industrial de Mogadouro. Penso que no final do mês, início do mês de Julho”, assegura.
O vereador com o pelouro das obras públicas e infraestruturas explicou que a maior parte de um dos eixos estava dentro da área protegida da Reserva Ecológica Nacional (REN). “Tivemos de passar pelo processo administrativo, que é muito moroso, junto da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte e da Secretaria de Estado do Ambiente, por forma a conseguirmos que a esta última reconhecesse o interesse público na execução desta obra”, adianta.
Com a criação da variante, que custará cerca de 620 mil euros, o transporte pesado de mercadorias que se dirige à zona industrial não terá de passar pela vila como actualmente acontece.
O vice-presidente do município considera que esta é uma obra essencial para o desenvolvimento do sector empresarial da localidade.
“Diria que é porventura a obra mais estruturante nos últimos 20 anos em Mogadouro”, acredita Evaristo Neves.
A autarquia tem a expectativa de que a ligação possa trazer oura dinâmica à zona industrial, que tem actualmente cerca de 40 lotes ocupados e que foi alargada há oito meses. Para os novos espaços criados já há 21 empresas interessadas em instalar-se.
“Dos 43 lotes construídos, 21 estão em pré-reserva”, adiantou.
A melhoria das acessibilidades, nomeadamente com a ligação directa ao IC 5, cujas obras agora serão retomadas, é considerado um dos motivos do aumento de atractividade da zona industrial de Mogadouro.
Olga Telo Cordeiro
Escrito por Brigantia
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário