Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Investigadora da ESE diz que Cervantes nunca estudou em Bragança

Afinal, Miguel de Cervantes (1547-1616) pode nunca ter estudado em Bragança, nomeadamente no antigo Colégio dos Jesuítas, atual centro cultural municipal, onde existe, inclusivamente, uma sala com o nome do famoso escritor espanhol.
Quem o afirma é Alexia Dotras Bravo, cervantista, investigadora/docente na Escola Superior de Educação (ESE) no seu estudo "Las Falsificaciones da Historia: Cervantes entre Bragança y Sanábria".
Na demanda pelo rasto do famoso escritor espanhol em terras transmontanas, a investigadora acabou no Abade de Baçal e deparou-se com mais de dois mil livros do autor transmontano por catalogar no Arquivo Distrital e por um vasto espólio de documentos e livros, incluindo uma edição de D. Quixote, que sem qualquer inventário na Escola Secundária Emídio Garcia.  "Tudo desorganizado à espera que alguém o analise", afirmou. 

Glória Lopes
in:mdb.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário