Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 7 de setembro de 2017

Memórias do Vimioso - 22 de agosto de 1999

Neste programa, José Hermano Saraiva, encontra-se na cidade do Vimioso, onde destaca o seu artesanato, a sua riqueza arquitetónica e beleza paisagística.
clica na imagem para aceder ao video

Igreja matriz do Vimioso cuja construção se finalizou em 1570; Castelo do Algoso; Imagens panorâmicas da cidade do Vimioso; Pelourinho da cidade e Casa da Câmara Campo de Cabanas e das serranias que rodeiam o Vimioso que no século XV receberam os judeus espanhóis, expulsos do reino de Leão e Castela e que estiveram nesta região de 1492 a 1495; Placa assinalando o caminho para o Parque Industrial do Vimioso ao qual faltam as indústrias; Fonte Santa que deve ter mais de mil anos, que remonta ao período românico e servia de ponto de paragem para os peregrinos de Santiago Compostela (00:09:16); Por cima da aludida fonte fica a Capela de S. João; Montes e serranias que abraçam esta região; Exterior do Mosteiro de Alcanices; Vila espanhola que fica ao lado de Vimioso, a vila de Alcanices, onde se efectivou o Tratado da paz perpétua em Setembro de 1297, há cerca de 702 anos, facto celebrado entre as autoridades portuguesas e espanholas com um monumento e com a presença dos altos magistrados de cada um dos países, o Presidente da República Portuguesa e o rei espanhol; Planícies e vinhas da região do Vimioso; Casas abandonadas pertencentes a uma povoação, cuja História remonta ao século XV, entre os anos de 1488 a 1493 e que é relatada por José Hermano Saraiva; Casario e de algumas ruas da cidade do Vimioso, nomeadamente do exterior e interior do edifício da futura Casa da Cultura a inaugurar em Outubro; Neste lugar, o historiador relata a História dos Condes do Vimioso da qual se destaca D. Manuel de Portugal ao qual Camões dedica uma ode e a quem o escritor português deve a publicação de "Os Lusíadas"; O historiador termina o programa lendo uma ode de Camões.

Sem comentários:

Enviar um comentário