Foram esta quarta-feira detetados dejectos de rato na cozinha do refeitório do Pólo 2 do Agrupamento de Escolas de Macedo de Cavaleiros.
Um espaço que não é, neste momento, utilizado para confeccionar refeições, sendo estas transportadas por uma empresa. Ainda assim, é no refeitório daquela escola que são servidos os almoços aos alunos do 3º ao 6º ano.
Uma situação que já não é nova, confessa Paulo Dias, Diretor do Agrupamento de Escolas.
“No momento em que a empresa que está contratualizada para servir refeições se dirigiu à cozinha, percebemos que havia dejetos de rato no fogão. É um fogão que não é utilizado para cozinhar, aquele espaço só é utilizado para servir refeições, portanto há-de ter acontecido na noite de terça-feira que os ratos entraram e andaram lá.
Isto não é uma situação nova. Sempre que as temperaturas baixam há uma tentativa de entrada de ratos e até de outros animais. Como o edifício onde a cozinha está tem as portas abertas durante todo o dia, é relativamente fácil isso acontecer. Mal nos apercebemos, movimentamos os alunos, os que iam almoçar ali foram almoçar à escola de baixo. A empresa que faz a desinfestação habitualmente e com quem temos contrato, veio, tratou da situação e depois lavamos e desinfestamos o espaço, inclusive a loiça.”
O diretor considera ainda que a entrada dos ratos pode ter sido consequência de obras que estão a acontecer no ginásio.
“Eu creio que poderá ter a ver com o facto de estar a acontecer obras naquele ginásio e de poderem ter desalojado algum ninho que haja por ali porque aquilo não esta propriamente limpo. O espaço entre o ginásio e a escola tinha muito mato e os alunos sempre atiram para lá restos de pão, fruta e mais algumas coisas e, provavelmente, os ratos vão-se alimentando disso. A descida de temperatura e as obras hão-de tê-los desmobilizado e obrigar a mudar de sítio.”
No entanto, é naquela cozinha que se realizam as atividades práticas dos alunos dos cursos de restauração.
Paulo Dias diz ainda que não foram encontrados vestígios de ratos em outras partes da escola, e que, logo no dia seguinte, quinta-feira, esta retomou a atividade normal e os alunos já puderam fazer as habituais refeições naquele refeitório.
Escrito por ONDA LIVRE
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)

Sem comentários:
Enviar um comentário