Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 8 de maio de 2018

SDPF celebrou Dia Diocesano da Família

Promovido pelo Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar, 55 pessoas, de Bragança, Mirandela, Vila Flor e Vinhais, acompanhadas pelos assistentes espirituais do Secretariado, Pe. Sobrinho Alves, Pe. Belmiro Rodrigues e Pe. Tiago Alves, participaram, no pretérito dia 01 de maio de 2018, em Zamora – Espanha, nas iniciativas tendentes a assinalar o Dia da Família na Diocese de Bragança-Miranda.
De modo original e diferente, procurou-se ir ao encontro, antes de tudo, da necessidade de proximidade e amizade entre pessoas e entre famílias, através do diálogo e do convívio, da partilha da refeição, da oração em comum e da descoberta da relação entre a arte e a espiritualidade, não só como expressão do mistério e do simbolismo religioso que ousa dizer o inefável de Deus, mas também como instrumento de evangelização e de diálogo da Igreja com o mundo.

Assim, o dia começou com um momento de interação com a Delegação para a Família e Defesa da Vida de Zamora, nas pessoas de José Carlos Gago e Marta Pérez, que entre outras ideias do que vão fazendo atualmente, nos deixaram a pertinência da atenção às famílias, casais, filhos e pessoas individuais com dificuldades que originam problemáticas na relação e na vida diária e a necessidade de atender a pessoas que não superam a morte de um seu ente querido. Como desideratos para futuro, curiosamente muito similar ao pensamento do SDPF, apresentaram-nos a realização de cursos (Alpha, etc), encontros lúdicos (pais-filhos, pais-pais, filhos-filhos), encontros de aprofundamento da Fé (orações, retiros), preparação para o Matrimónio (semanal, fim de semana, num espaço de tempo de 6 meses...), preparação remota com jovens, Escola de Pais e Celebrações (Jornada pela Vida na Festa da Encarnação, Sagrada Família, Apresentação do Senhor). Na base de tudo referem, com muita pertinência, deve estar a potenciação da vida de Família no contexto das paróquias (isso mesmo!), oferecendo modelos e atividades possíveis: visitas aos arciprestados, atividades e programas que velem pela vida, plano de trabalho-curso para pais de batizados e acompanhamento de voluntários, etc.

Seguiu-se uma visita à belíssima Catedral de Zamora, do denominado românico do Douro com raízes no séc. XII e, logo após, um almoço na Casa de Retiros Santa Maria dos Apóstolos. A tarde continuou com excelentes visitas guiadas proporcionadas pelo Sr. Pe. Héctor Galán Calvo, pároco de Alcanices e Nuez e arcipreste de Aliste-Alba, à Plaza de Viriato, Plaza Mayor, Igreja de Santa Maria Madalena, Igreja de S. Pedro e Santo Ildefonso terminando com visitaa à antiga Igreja Templária de N.ª Sra. da Assunção e Igreja paroquial de Alcanices.

No término do dia, ficou o desafio de renovar e reforçar a nossa comum pertença e participação nas atividades, quer da nossa paróquia quer da nossa Diocese, e responsabilizando-nos também por desenvolver o seu ser e missão, sentindo-nos pertença desta grande e universal família de Filhos de Deus, já que recebemos de Deus Pai, pelo Batismo, a nova vida de cristãos.

Jorge Novo
Diocese Bragança-Miranda

Sem comentários:

Enviar um comentário