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SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

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COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 21 de setembro de 2018

«A internet não é uma ferramenta de evangelização» – Irmã Xiskya Valladares

Jornadas analisam produção e distribuição de conteúdos digitais
A cofundadora do projeto iMisión considera que a internet “não é uma ferramenta de evangelização”, mas sim um ambiente de “boas práticas” que funcionam porque “têm em conta a natureza relacional da Rede e a vivência do Evangelho”.

Para a irmã Xiskya Valladares, da Nicarágua, é possível identificar a “natureza relacional da rede e a vivência do Evangelho”, nomeadamente no  Twitter, Facebook e Instagram.

A “monja twiteira”, como é conhecida, é uma das oradoras das Jornadas Nacionais de Comunicação Social e das III Jornadas de Comunicação Digital, que vão decorrer em Fátima nos dias 27 e 28, sobre o tema “APPlica-te”.

“A internet não é uma ferramenta de evangelização. É um lugar, um ambiente. Não existem receitas para a evangelização digital, mas sim boas práticas que funcionaram para outros. Essas boas práticas funcionam porque têm em conta a natureza relacional da Rede e a vivência do Evangelho. Nesta conferência veremos algumas delas no Twitter, Facebook e Instagram”, afirma a irmã Xiskya Valladares.

As Jornadas vão contar também com a presença de Juan Della Torre, da “la machi – comunicación para buenas causas”, da Argentina, para indicar as “chaves para fazer uma APP religiosa”.

A decorrer na Domus Carmeli, em Fátima, as Jornadas começam com uma conferência de Nelson Vicente, diretor Digital do Grupo Renascença Multimédia, para apresentar “novas tendências digitais” e as transformações que a internet provocou no trabalho, na comunicação e nos relacionamentos.

O tema “dicas para um Marketing Digital eficaz e ético” vai ser apresentado por Patrícia Dias, professora e investigadora na Universidade Católica, e Inês Teixeira-Botelho, investigadora e consultora.

“Na nossa intervenção, olhamos para duas faces complementares do Marketing Digital: a quantitativa, que nos permite, através de métricas cada vez mais precisas, ajustar a nossa comunicação e ofertas a cada utilizador; e a qualitativa, que procura compreender o comportamento humano para além dos números e estatísticas, e que busca a construção de relações assentes em valores”, afirmam as conferencistas na apresentação do tema.

O programa das Jornadas Nacionais de Comunicação Social e das III Jornadas de Comunicação Digital está divulgado em www.ecclesia.pt/jornadas2018, onde se refere também o perfil curricular dos conferencistas e uma síntese de cada apresentação.

As Jornadas são promovidas e organizadas pelo Secretariado Nacional das Comunicações Sociais e pela Rede Mundial de Oração do Papa.

Texto: Paulo Rocha in Agência Ecclesia
Fotografia: BLR/SDCS.

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