O número de pessoas que necessita de cuidados continuados está a aumentar. De forma a proporcionar o melhor acolhimento aos utentes, ao longo de toda a semana na Santa Casa da Misericórdia de Bragança, estão a ser desenvolvidas várias actividades junto dos utentes.
Estimular as capacidades cognitivas, sensoriais e motoras dos utentes foi o objectivo do segundo campeonato, que decorreu nesta semana. A iniciativa contou com 80 participantes de 10 instituições sociais de Bragança e uma de Izeda. Os utentes aplaudem a iniciativa e destacam que promove o convívio.
“Estou a gostar desta actividade reflecte-se muito na memória, incentiva o conhecimento também e acho que é perfeito, o convívio é agradável”, referiu um dos participantes.
Foram diversas actividades em simultâneo, como explicou Tânia Soares, animadora sócio-cultural da Santa Casa da Misericórdia de Bragança. “Temos actividades da parte sensorial, como por exemplo o olfacto e paladar, desde provar alimentos e cheirar, temos actividades de estimulação cognitiva, jogos de memória, identificação de sons, de palavras, temos jogos da parte motora”, descreveu.
Tudo isto, integrado no âmbito da Semana da Saúde.
Hoje começou o primeiro Congresso Ibérico em Cuidados Continuados Integrados, que vai juntar o tema da saúde e da área social. A Eutanásia será uma das temáticas debatidas. Este painel contará com a presença de Pinto da Costa defendendo a liberdade como máxima e Dom José Cordeiro a proteger a vida, como destaca Tânia Soares.
Outro tema será a diferença da realidade de cuidados continuados espanhola e doutros países europeus, em que este serviço é uma continuação de serviços de saúde, não se prestam numa instituição à parte como acontece em Portugal.
Quintino Aires será outro nome bem conhecido a participar como orador no primeiro Congresso Ibérico em Cuidados Continuados Integrados, que acontece hoje em Bragança.
Escrito por Brigantia
Maria João Canadas
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário