Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 6 de setembro de 2018

Museu do Abade de Baçal é alvo de projecto para estudo de como preservar o património

O Museu Abade de Baçal, em Bragança é um dos oito casos estudo de uma equipa internacional, entre Portugal e Espanha, para avaliar questões relativas aos edifícios, ao nível da eficiência energética e na definição de técnicas e materiais neste âmbito.
Em Bragança decorreu, ontem a quinta reunião deste projecto que se chama RENERPATH, no âmbito do INTERREG. O projecto junta várias entidades transfronteiriças para analisarem estas questões. O objectivo é estudar como preservar o património edificado, como destaca Jorge da Costa, arquitecto da direcção Regional de Cultura do Norte. "O que está aqui em causa, obviamente para lá de melhoria das condições ambientais, é manter e preservar o património e para isso não podemos fazer intervenções irreflectidas e desenquadradas sob pena de estarmos a prejudicar esse mesmo património. O foco principal é preservar o património mas ao mesmo tempo garantir-lhe as boas condições de uso, conforto e eficiência energética", disse Jorge da Costa. 

As medidas possíveis para o melhoramento dos edifícios poderão ser a alteração de lâmpadas ou o isolamento térmico, explica o arquitecto. "Em termos genéricos, são medidas tão simples quanto substituição de lâmpadas de elevado consumo para lâmpadas de baixo consumo, a colocação de isolamento térmico, a melhoria das caixilharias, a colocação de vidros duplos, sistemas de reforço eficiência térmica, melhoria das próprias condições de ventilação, substituição dos sistemas de energia e a revisão das prórias instalações que estão já obsoletas", acrescentou o arquitecto. 

O Museu do Museu Abade de Baçal foi proposto pela Direcção de Cultura do Norte por ser um museu exemplar e pela sua localização na cidade. O projecto tem como objectivo o estabelecimento de uma pré-normativa europeia para a reabilitação energética de edifícios patrimoniais. O investimento é de mais de trezentos mil euros, distribuído pelas diversas entidades, com financiamento a 75% pelo FEDER. Os outros casos de estudo portugueses são a Sé de Vila Real e a Fortificação de Almeida, no concelho da Guarda. Os restantes são edifícios culturais espanhóis.

Escrito por Brigantia
Maria João Canadas

Sem comentários:

Enviar um comentário