Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 11 de março de 2019

20 anos de Feira da Alheira de Mirandela

Durante três dias Mirandela acolheu a vigésima edição da Feira da Alheira. Com destaque para o enchido mais conhecido no concelho, o certame recebeu mais de 70 expositores mas houve também espaço para artesanato e outros produtos regionais.

Os produtores que levaram a alheira à feira deixaram claro que é preciso inovar no sector. “Tem corrido, de ano para ano, cada vez melhor. Não podemos estar parados, tem de haver uma evolução da alheira. Neste momento produzimos quatro tipos de alheira”, contou Ricardo Morais. “Fomos a primeira empresa a certificar a alheira de Mirandela, agora temos estas duas novidades que trouxemos aqui para a feira: uma alheira de galinha e pato e outra de clara de ovo, voltada para os doentes que fazem hemodiálise e tem um baixo teor de gordura e muito rica em proteína”, explicou Rui Cepeda. “Gostamos de estar presentes neste tipo de eventos para poder dinamizar a cidade. Temos alguns produtos que temos que andar de acordo com a tendência”, disse Pedro Caldeira.

Depois do comunicado da ASAE, que dava conta da apreensão de mais de 12 toneladas de carne e derivados, em dois locais do concelho, falando de uma indústria de enchidos, Júlia Rodrigues, autarca mirandelense, frisou que a imagem do produto não está em risco e que há mais um produtor no caminho da certificação. “A alheira de Mirandela é um produto alavanca para o concelho e para toda a região e em nome de Mirandela e dos produtos transmontanos vamos trabalhar para que nada prejudique a nossa imagem aos consumidores. Temos mais um produtor que quer iniciar a certificação e é essencial que se certifiquem mas também temos um valor importante que é os 96% de todos os produtos enchidos nacionais certificados ser a alheira de Mirandela”.

Presente na abertura do certame esteve o secretário de Estado da Agricultura e Alimentação. Luís Medeiros Vieira sublinhou que a afirmação destes produtos é a maior forma de criar emprego nestas terras. “A alheira de Mirandela é um produto de excelência, um produto cada vez mais reconhecido, não só no mercado nacional mas também internacional, e cada vez mais é através da valorização dos produtos locais que conseguimos criar emprego, fixar pessoas e trazer retorno para os produtores. São eventos que trazem muitas pessoas e permite aos expositores gerar rendimento”.

Segundo Júlia Rodrigues, a hotelaria esgotou por estes dias. A feira começou sexta-feira e terminou ontem.










Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário