Já nasceu oficialmente a Confraria da Alheira de Mirandela. O primeiro capítulo aconteceu sábado e veio marcar a vigésima edição da feira mirandelense dedicada a este enchido
A confraria é liderada por Rui Cepeda que acredita que esta será uma forma de haver mais produtores a seguir o caminho da certificação do produto.
“Acho que é um meio para nos conseguirmos continuar a afirmar. A alheira de Mirandela IGP está mais que afirmada no mercado mas é uma forma de termos um meio para elevar um produto que já muito tempo merecia esta elevação. É um produto de excelência e é o culminar de um sonho meu mas acompanhado dos quatro produtores da alheira IGP que muito contribuíram. Queremos que em Mirandela haja cada vez mais gente a certificar alheira e que tenha cada vez mais um potencial maior”.
Júlia Rodrigues, a presidente da câmara de Mirandela e um dos quatro elementos fundadores, assegura que é um marco importante na promoção da alheira. “É importante que haja reunião de vontades e daqueles que fabricam, produzem e distribuem e também aqueles que amam a sua terra e por isso estão aqui reunidos. É um marco importante na promoção e divulgação. Cada um de nós vai ter a obrigação de levar a alheira de Mirandela e estamos na terra da alheira e com ela nos identificamos. É com orgulho que estou aqui e vou participar em todas as actividades da confraria”.
A confraria mirandelense foi apadrinhada pela confraria dos Enófilos e Gastrónomos de Trás-os-Montes e Alto Douro. Neste primeiro capítulo foram entronizados 41 confrades, entre eles o mirandelense Sobrinho Teixeira, secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, José Silvano, deputado do PSD, eleito por Bragança, e Carla Alves, directora regional de Agricultura e Pescas do Norte.
Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)








Sem comentários:
Enviar um comentário