Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 7 de março de 2019

Mestre Maria Antónia celebrou 102 anos com festa no centro de dia de Pinela

A mestre Maria Antónia Costa da Aldeia Pedagógica de Pinela, em Bragança, completou 102 anos na passada segunda-feira, assinalados numa festa com os amigos e familiares no centro de dia da freguesia, onde teve direito a bolo alusivo à data.

De extrema sabedoria e com uma memória de fazer inveja a muitos mais novos, Maria Antónia trabalhou na apanha do minério e tem muitas histórias para contar, nomeadamente dos tempos que apanhava sacos de terras nas minas de estanho e volfrâmio, numa altura em que a vida das mulheres era duríssima mas na região e no país também não era nada fácil viver nessas primeiras décadas do século XX. “Eu casei-me com 18 anos. 
Não tinha nada quando me casei, mas lá se resolveu e depois já tínhamos tudo”, recorda, sem esquecer o marido, que era cinco anos mais velho. “Era caçador, pescador, marceneiro e carpinteiro. Tinha jeito para fazer tudo”, explica Antónia, que se mantém bem humorada e alegre. 
Dizem as funcionárias do centro de dia de Pinela que tem uma memória prodigiosa e que passa os dias a contar histórias. “Ela hoje está nervosa e por isso ficou mais acanhada, mas no dia à dia não é nada assim”, confirma uma funcionária.

Glória Lopes
in:mdb.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário