Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 20 de maio de 2019

Grifo encaminhado para recuperação pela Palombar é devolvido à Natureza em Torre de Moncorvo

Um grifo (Gyps fulvus) encontrado ferido no campo no concelho de Mogadouro pela Palombar – Associação de Conservação da Natureza e do Património Rural, no dia 21 de março, e encaminhado para recuperação no Centro de Interpretação Ambiental e de Recuperação Animal (CIARA), em Felgar (Torre de Moncorvo), foi devolvido à Natureza esta segunda-feira, 13 de maio, no âmbito de atividades de comemoração do segundo aniversário do CIARA.

O animal, que esteve quase dois meses em processo de recuperação, voltou a abraçar a liberdade, tendo sido libertado pelos técnicos do CIARA numa zona próxima à Capela de São Lourenço, em Felgar, numa iniciativa que contou com a participação de dezenas de crianças que assistiram à libertação do animal. 

Em Portugal, esta espécie está classificada como “Quase Ameaçada”. A utilização de iscos envenenados, a redução da disponibilidade de alimentos, a diminuição do aproveitamento pecuário extensivo, a perturbação humana, a eletrocussão, a degradação dos habitats, a perseguição humana e a instalação de parques eólicos são as principais ameaças para esta espécie.

O grifo é uma das espécies alvo de conservação do projeto ConnectNatura da Palombar. O “ConnectNatura – Reforço da Rede de Campos de Alimentação para Aves Necrófagas e Criação de Condições de Conectividade entre Áreas da Rede Natura 2000” tem como objetivo a conservação de espécies estritamente e parcialmente necrófagas que constam do Anexo I da Diretiva Aves e que possuem um estatuto de conservação desfavorável em Portugal, em particular o abutre-preto (Aegypius monachus), o britango (Neophron percnopterus), o grifo (Gyps fulvus) e a águia-real (Aquila chrysaetos). Saiba mais em www.connectnatura.pt.

Grupo Nordeste participa nas comemorações do 2.º aniversário do CIARA com jogo didático sobre a cadeia trófica

O Nordeste – Grupo para a Promoção do Desenvolvimento Sustentável, que integra a Palombar, também marcou presença nas atividades de comemoração do 2.º aniversário do CIARA, com a apresentação de um jogo didático sobre a cadeia trófica.

Durante este jogo, os participantes foram convidados a representar um ser vivo inserido numa das seguintes categorias: produtores, decompositores, consumidores primários, secundário ou finais.

A seguir, foram criadas ligações com fios entre os diferentes seres vivos, criando uma teia para que se percebesse de que forma estamos todos interligados e conectados, direta ou indiretamente.

Posteriormente, os participantes introduziram elementos que afetavam o equilíbrio dos ecossistemas e que iam quebrando as ligações existentes. O objetivo era fazer com que estes percebessem que, ao interferir no equilíbrio dos ecossistemas, todos ficam prejudicados. O jogo terminou com uma reflexão sobre os impactos das ações humanas nos ecossistemas e sobre as medidas que podem ser adotadas para minimizar ou anular esses impactos. 

Palombar

Sem comentários:

Enviar um comentário