Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 15 de maio de 2019

Protocolo junta união de freguesias da Sé, Santa Maria e Meixedo e ESE do IPB em prol da música

A União das Freguesias de Sé, Santa Maria e Meixedo e a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança, assinaram, ontem, um protocolo de colaboração para a criação de grupos de trabalho e de investigação para a revitalização da Música Tradicional da região de Bragança e da Música em Contextos Comunitários.
Segundo explica o presidente da escola, António Ribeiro Alves, o protocolo permite fazer investigação aplicada. “Vai-nos permitir fazer investigação aplicada na área cultural da musica, que é absolutamente necessária para o processo de credibilização da formação que damos, e no caso do ensino politécnico tem necessariamente que ser um conhecimento ligado aplicado à realidade envolvente e aponta-nos para a música tradicional portuguesa e é isso que está em jogo nesse protocolo”.

Telmo Afonso, presidente da união de freguesias da Sé, Santa Maria e Meixedo, confirma a importância da celebração deste protocolo. “Este protocolo é muito importante na área musical e da música transmontana e da recolha que é feita com algum critério e que está já a ser feita. Vamos traduzir, depois, essa recolha em papel e, durante este ano, pensamos ter um livro editado. É uma memória que fica para a vida”.

Prevê-se ainda a redimensionalização do evento Fórum Bragança em Música de Fundo (Fórum BMF). Este evento visa a afirmação da música em diferentes contextos e dimensões sociais e culturais, incidindo nas manifestações da região. Para António Ribeiro Alves, neste sentido, a junta de freguesia tem desempenhado um papel fundamental. “A junta tem desempenhado um papel de apoio à realização deste fórum e agora de forma acrescida porque o conhecimento seja já um conhecimento que tem a ver com os projectos, recolha de dados e reflexão por parte dos nossos docentes e pelos alunos”.

Além deste fórum, o presidente da junta fala de outros projectos em parceria. “O projecto BMF é muito importante na área cientifica e na área da musica transmontana com investigadores nacionais e internacionais que vêm à nossa região e discutem e falam da música que é feita e tem origens na nossa terra. Quanto ao projecto que já vem como quase projecto piloto, na escola Artur Mirandela, e que com ele pensamos levar música a todas as outras escolas do primeiro ciclo da cidade. E ainda, aquilo que é feito em termos de música, com os alunos da Escola Superior de Educação, da área musical, levar estas músicas aos bairros da cidade e às aldeias de Meixedo e Oleirinhos”.

A união de freguesias compromete-se a apoiar estas actividades com apoio logístico e de transporte e no apoio financeiro de cinquenta euros por músico em cada atuação.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário