Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 14 de maio de 2019

Urso pardo de Montesinho terá voltado para Espanha

O urso pardo que chegou a Portugal vindo de Espanha e "roubou" 50 kg de mel já deve ter regressado a casa. Os técnicos não encontram sinais do animal há cinco dias.
O último urso pardo que viveu em Portugal
 foi morto em 1843 no Gerês
O urso pardo encontrado no Parque Natural de Montesinho, em Bragança, já terá regressado a Espanha. Em declarações ao Expresso, o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas diz que há cinco dias que não há sinais de que o animal continua a deambular por Portugal. A possibilidade de ter regressado a Espanha, de onde tinha vindo, é a mais provável, explica Armando Loureiro, diretor do Departamento de Conservação da Natureza e Florestas do Norte.

Armando Loureiro ressalvou ao Expresso que é possível que o urso pardo ainda esteja pelo parque, mas em localização incerta, já que o território tem 100 mil hectares. No entanto, o animal também pode ter regressado a casa: “Há uma década ou mais que se registam aproximações destes animais cada vez mais frequentes ao Nordeste Transmontano e mesmo que este urso volte ao seu local de origem, pode regressar a Montesinho”.

A 8 de maio, o Serviço Territorial de Meio Ambiente de Zamora confirmaram a existência de um urso pardo em Portugal, um país onde a espécie é considerada extinta. Isso mesmo foi explicado pelo governo regional de Castela e Leão em comunicado: “A administração regional [de Castela e Leão] alertou para a presença deste urso às autoridades portuguesas, que finalmente confirmaram a sua descoberta”.

O último urso pardo que viveu em Portugal foi morto em 1843 no Gerês, depois de ter existido em todo o país, assegura o livro Urso Pardo em Portugal — Crónica de uma extinção, de Paulo Caetano e Miguel Brandão Pimenta, publicado em 2017. “Dá-se a circunstância de ser a primeira vez, nos últimos dois séculos, em que a presença desta espécie no país vizinho é confirmada de maneira confiável”, asseguram as autoridades regionais espanholas.

Observador
C/Agência Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário