Vicente Sousa, um dos primeiros médicos de Bragança, contagiou os brigantinos com as suas sessões de Jazz no Bô Bar. 30 anos depois, uma parte da colecção de discos, cd’s e até revistas do amante deste estilo musical, está exposta no Teatro Municipal de Bragança.
Francisco Sousa, neto de Vicente Sousa, confessa que ficou com o “bichinho” do jazz graças ao avô. "É um grande orgulho poder reviver a colecção dele e mostrá-la ao público de Bragança, depois de alguns anos e sabendo que tanta gente foi educada pelo meu avô, musicalmente falando. Embora já tenha apanhado a parte final de vida do meu avô, absorvi, desde tenra idade, o jazz e fiquei com esse bichinho".
Paulo Xavier, vice-presidente da câmara de Bragança, que foi também proprietário do Bô Bar, estabeleceu relação com Vicente Sousa e recorda as sessões de Jazz com carinho. Uma época em que os brigantinos ficaram mais ricos culturalmente. "Bragança viveu, possivelmente, na altura, estamos a falar de há 30 anos, dos melhores momentos culturais. Tive uma paixão também pelo jazz e ele ajudou, e de que maneira, porque fez com que as pessoas gostassem de jazz. Quando fazíamos as sessões, em que ele punha todo o seu empenho e conhecimento profundo, em que disponibilizou o seu saber, em noites culturais para a cidade, ele não punha só música, era o comentário da evolução do próprio jazz.
A exposição foi inaugurada no dia mundial da música, terça-feira, como forma de marcar o arranque do festival Bragança Jazz. Sara Pinto, Bernardo Moreira e a Orquestra de Jazz de Matosinhos são músicos portugueses que vão pisar o palco este ano. O jazz português é a característica desta edição, explica Helena Genísio, directora do teatro municipal. "Este mês vamos destacar o jazz em português, é a característica distintiva deste festival. É Bragança Jazz com muito jazz em português e muito jazz de gente jovem".
Vicente Sousa vai ser homenageado a título póstumo no dia 19 de Outubro em Bragança.
Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário