Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 1 de outubro de 2019

Feiras e mercados locais com mais apoio do Estado

Os agricultores vão ter mais apoio do Estado para participar em feiras e mercados locais onde a venda dos produtos é feita diretamente ao consumidor.
Carla Alves, Diretora Regional de Agricultura e Pescas do Norte (DRAPN), explica quais os apoios:

“Nestes circuitos curtos de comercialização vai-se conseguir apoiar a participação destes agricultores com 48€ por cada feira em que participem, isto para ajuda na deslocação ao ponto do concelho onde essa feira aconteça.

Há também apoios para a aquisição de veículos, transporte de mercadorias para as feiras, e para que os agricultores possa apetrechar as suas bancas com várias questões que são importantes para o comércio, como bancas de frio ou até coisas ligadas ao marketing, decoração e valorização do produto.

É uma medida que se vai encaixar muito bem neste tipo de atividade.”

A portaria entrou ontem em vigor e trata-se de uma ajuda disponível para quem tiver estatuto de Agricultura Familiar, este que confere uma série de ajudas e benefícios à atividade agrícola, dinamizando a vida social dos espaços rurais.

Carla Alves refere quais os requisitos:

“Está prevista uma série de apoios. Os principais requisitos são ter mais de 18 anos, os apoios diretos que tem do PU não podem ser superiores a cinco mil euros, tem de ter até 25 mil euros de rendimento colectável e 50% de mão de obra familiar.

É importante pedir este estatuto porque a partir de agora estão a ser criadas variadas medidas.

Apelo aos agricultores que vão aos nossos serviços, ou através da plataforma, e façam a inscrição e pedido para terem estatuto de Agricultura Familiar. É fundamental que o façam o quanto antes.

Estou certa que este estatuto é uma excelente medida que vai encaixar na maioria dos  produtores aqui da região.”

Medidas que visam incentivar e apoiar a atividade agrícola e escoamento dos produtos.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário