Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 23 de junho de 2021

AdIN lança empreitada para controlar perdas de água no concelho de Torre de Moncorvo

 A Câmara Municipal de Torre de Moncorvo vai implementar pontos de medição e instrumentos de controlo na rede de distribuição de água, sobretudo nos reservatórios.
A ideia é controlar o funcionamento da rede. A consignação da empreitada já foi assinada entre o município e a empresa multi-municipal Águas do Interior Norte.

Segundo o presidente da câmara, Nuno Gonçalves, o investimento permitirá controlar as perdas de água.

“Este investimento é extremamente importante porque vai permitir que as perdas que o município ainda tem não sejam refletidas na tarifa e na capacidade de compra e de venda de água”, afirmou.

Em Torre de Moncorvo, a empresa multi-municipal Águas do Interior Norte é responsável pela facturação desde Novembro de 2019. Nuno Gonçalves salienta que o investimento seria complicado se o município não integrasse a empresa.

“Era impossível a um município per si ter este investimento, mas, através da ação da própria empresa e dos municípios que a integram, conseguimos ir ao POSEUR e temos estas ações que são extremamente importantes para que a empresa e os municípios, além da qualidade de água que já temos, sejam também rentáveis “, afirmou ainda o autarca.

Segundo Carlos Silva, presidente da Águas do Interior Norte, desta forma vai ser possível direcionar os investimentos para os locais onde as perdas estão a acontecer, já que podem agora ser identificadas.

“O concelho de Torre de Moncorvo apresentava perdas na ordem dos 60%, isso significa que nós comprávamos 100 só vendíamos 40, perdíamos 60, o que queremos fazer com estes investimentos é que essa eficiência a aumente, percamos menos água e consequente tenhamos que comprar menos água, portanto ser mais rentáveis, o que vai permitir que a tarifa que os nossos clientes nos pagam possa baixar”, salienta.

A empreitada foi adjudicada por cerca de 703 mil euros. 

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário