Camilo Lemos de Mendonça, nasceu na localidade de Vilarelhos, no concelho de Alfândega da Fé, a 23 de julho de 1921 e faleceu em S. Julião da Barra (Oeiras) a 5 de Abril de 1984. Figura notável e incontornável no painel das grandes personalidades transmontanas do século XX que marcou, indelevelmente, o setor agrícola e industrial nacional e, de forma muito particular, do Nordeste Transmontano. Camilo de Mendonça foi mentor e impulsionador dos grandes projetos que se operaram por volta dos anos 60 na região, como é o caso do tão conhecido Complexo Agro-industrial do Cachão, mas também do plano Alfa e da barragem da Esteveínha em Alfândega da Fé.
Mas a sua marca estende-se também aos planos da investigação científica e da educação, tendo sido o mentor do ensino superior na região com a criação da Escola Superior Agrícola, dando origem, posteriormente, à UTAD e ao IPB. A visão ambiciosa e futurista de Camilo de Mendonça ficou bem vertida na forma como planeou e executou a organização da produção, desenvolveu o regadio, fomentou a capacitação, a inovação e o desenvolvimento integrado da agro-indústria na região, através do Complexo Agro-industrial do Cachão e do impulso dado à criação de organizações de produtores e cooperativas agrícolas, ainda existentes nos dias de hoje.
Este ano, assinala-se o centenário do seu nascimento, acontecimento que diversas entidades locais, regionais e nacionais, vão assinalar com um conjunto de iniciativas que relembram o homem e a sua obra impulsionadora do desenvolvimento sócio económico da região e do país.
De 7 a 23 de julho decorre um Ciclo de Conferências nos municípios de Alfândega da Fé, Bragança, Carrazeda de Ansiães, Macedo de Cavaleiros, Vila Flor e Vila Real, sobre o passado, presente e futuro da região, o setor agrícola, agropecuário, hídrico e os desafios das novas tecnologias e alterações climáticas.
A conferência a realizar em Alfândega da Fé acontece no dia 14 de julho, incidindo nas temáticas do olival e da fruticultura, produções de maior dimensão no concelho.
No dia 9 de julho, as comemorações contarão com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, afilhado de batismo de Camilo de Mendonça, que estará em Vilarelhos, pelas 16h, para uma missa evocativa do centenário do nascimento, celebrada pelo Bispo da Diocese Bragança-Miranda, D. José Cordeiro, e vista ao jazigo.
O ciclo de conferências tem transmissão online AQUI.
Consulte todo programa AQUI.
Sem comentários:
Enviar um comentário