Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 22 de junho de 2021

Nota de Imprensa | Município de Alfândega da Fé apresenta obra sobre a vida do Arcebispo D. José Joaquim de Azevedo e Moura

 O dia de S. Pedro, orago da freguesia de Alfândega da Fé, foi a data escolhida para a apresentação do livro sobre a vida e o percurso eclesiástico de D. José Joaquim de Azevedo e Moura, uma importante figura clerical do seu tempo, que nasceu em Alfândega da Fé em 1794 e teve um notável trajeto pessoal e profissional.
A apresentação do livro realiza-se no dia 29 de junho, às 18h00, na Igreja Matriz de Alfândega da Fé e conta com as presenças do autor, Francisco José Lopes, do Bispo da Diocese Bragança-Miranda, D. José Cordeiro, e do Presidente da Câmara Municipal de Alfândega da Fé, Eduardo Tavares.




Município de Alfândega da Fé apresenta obra sobre a vida do Arcebispo D. José  Joaquim de Azevedo e Moura Livro “D. José Joaquim de Azevedo e Moura – Alfandeguense e Arcebispo de Braga” da autoria de  Francisco José Lopes vai ser apresentado no dia 29 de junho, às 18h00, na Igreja Matriz de  Alfândega da Fé.
O dia de S. Pedro, orago da freguesia de Alfândega da Fé, foi a data escolhida para a apresentação do livro  sobre a vida e o percurso eclesiástico de D. José Joaquim de Azevedo e Moura, uma importante figura clerical do seu tempo, que nasceu em Alfândega da Fé em 1794 e teve um notável trajeto pessoal e profissional.
O livro “D. José Joaquim de Azevedo e Moura – Alfandeguense e Arcebispo de Braga “ que agora se publica, é da autoria de Francisco José Lopes e da iniciativa da Câmara Municipal de Alfândega da Fé, que desta forma dá continuidade à política de promoção da história do concelho e de aprofundamento de conhecimentos sobre este Arcebispo. No ano de 1900, Alfândega da Fé reconhecia a importância do percurso eclesiástico de D. José de Azevedo e Moura, com a decisão da Câmara Municipal de atribuir ao antigo Adro da Igreja a designação de Largo D. José de Azevedo e Moura, topónimo que ainda hoje se mantém. Atualmente a autarquia está também a reconverter a Casa do Arcebispo num Museu Municipal de Arte, conferindo especial destaque à casa que pertenceu à família de D. José de Azevedo eMoura.
Com prefácio de D. José Cordeiro, Bispo da Diocese Bragança-Miranda e também ele com raízes no concelho de Alfândega da Fé, o livro “D. José Joaquim de Azevedo e Moura – Alfandeguense e Arcebispo de Braga“ é composto por uma primeira parte em que se apresentam vários quadros sobre as origens familiares deste Arcebispo, uma segunda que relata os aspetos mais relevantes do seu percurso pessoal e eclesiástico e uma terceira com fontes documentais variadas, incluindo alguns dos textos eclesiásticos por ele escritos enquanto Bispo de Viseu e Arcebispo de Braga.
A apresentação do livro realiza-se no dia 29 de junho, às 18h00, na Igreja Matriz de Alfândega da Fé e conta com as presenças do autor, Francisco José Lopes, do Bispo da Diocese Bragança-Miranda, D. José Cordeiro, e do Presidente da Câmara Municipal de Alfândega da Fé, Eduardo Tavares.

NOTAS SOBRE O ARCEBISPO D. JOSÉ JOAQUIM DE AZEVEDO E MOURA
D. José Joaquim de Azevedo e Moura nasceu em Alfândega da Fé, no dia 17 de outubro de 1794 e faleceu em Évora, no dia 27 de novembro de 1876

Sem comentários:

Enviar um comentário