Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 24 de junho de 2021

ANACOM atesta má cobertura de rede móvel e internet em Miranda do Douro

 A falta de cobertura de internet e de rede móvel é um problema em Miranda do Douro, agora evidenciado com a pandemia
Aquilo que todos já sabiam, mas a ANACOM esteve no território e fez o diagnóstico do problema, que será dado a conhecer ao governo, mas também às operadoras das redes. Segundo o presidente da ANACOM, João Cadete de Matos, há bastantes assimetrias dentro do concelho. "Existem alguns aglomerados populacionais que têm rede de fibra óptica e alguns que não têm. A rede fixa é bastante deficitária. Relativamente à rede móvel também constatamos que há esse desequilíbrio. Em algumas povoações não é possível fazer chamadas de voz. O telemóvel parece ter sinal mas depois não é possível completar a chamada de voz".

Para João Cadete de Matos, este défice entre aldeias e até entre concelhos está relacionado com a falta de aposta das operadoras em regiões com pouca população. "Quanto menor é a densidade populacional mais esquecidas estão essas populações porque os operadores deixam essas populações para o fim porque têm poucos clientes".

O objectivo é que em 2025 as freguesias de Miranda do Douro fiquem com uma cobertura de 90%. A solução passará pela partilha de redes, com um roaming nacional. "Se houvesse partilha das redes a fotografia do concelho era diferente".

Já o presidente da câmara de Miranda do Douro não se mostrou nada surpreendido com o diagnóstico feito, uma vez que é uma realidade que já todos conhecem. Artur Nunes acredita que este poderá ser o ponto de partida para o concelho o primeiro a ter rede 5G. "Esse é o desafio que deixamos ao senhor presidente. Através do interior para o litoral, o 5G começar aqui".

Na apresentação da ANACOM, esta quarta-feira, estiveram também os presidentes de junta, que fizeram queixas da falta de rede para pedir ajuda em casos de emergência e para assistir às aulas online. A ANACOM fará também o diagnóstico das redes móveis e de internet no concelho de Vimioso.

Escrito por Brigantia (CIR)
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário