Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 9 de junho de 2021

Meseta Ibérica completa seis anos de existência

 Distinguida a 9 de junho de 2015 pela UNESCO através do Programa MAB, a Reserva da Biosfera Transfronteiriça Meseta Ibérica completa seis anos de existência.
Celebram-se os seis anos da distinção da Meseta Ibérica como Reserva da Biosfera. Foi precisamente a 9 de junho de 2015 que a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) assim reconheceu este território, durante a 27ª Sessão do Conselho Internacional de Coordenação da Programa Científico MAB “O Homem e a Biosfera”.

A classificação de Reserva da Biosfera Transfronteiriça Meseta Ibérica (RBTMI) foi promovida pelo Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT) ZASNET, que em 2014 apresentou à UNESCO uma proposta assente numa visão territorial pautada pelo desenvolvimento sustentável, pela conservação da biodiversidade e pela interação harmoniosa entre o homem e a natureza. Após um intenso trabalho de preparação do projeto, a candidatura foi finalmente aprovada pela UNESCO a 9 de junho de 2015.

As Reservas da Biosfera da UNESCO conciliam a conservação da diversidade biológica e cultural com o desenvolvimento económico e social, por meio de parcerias entre pessoas e natureza. Atualmente, conta com um total de 21 reservas transfronteiriças mundiais, de entre as quais três são portuguesas.

O selo de excelência atribuído pela UNESCO à Meseta Ibérica tem sucedido em valorizar e aumentar a notoriedade externa deste território transfronteiriço, contribuindo para fomentar a atividade turística e dinamizar a economia local.

O ZASNET AECT tem vindo a realizar esforços e implementado projetos ao longo dos anos que visam reforçar a visibilidade do território e afirmar os seus motivos de interesse junto dos públicos-alvo prioritários, destacando-se mais recentemente a certificação da RB.

“Neste contexto, considera-se que a realidade pós-pandémica e os cuidados preventivos que dela necessariamente decorrerão venham a ter um impacto significativo nas opções das pessoas, quer no que concerne ao seu estilo de vida, quer às opções de férias, beneficiando destinos como a RBTMI. Viver longe da azáfama e do stress dos grandes centros das pessoas ou selecionar destinos turísticos não massificados em detrimento de opções mais tradicionais e procuradas como o Turismo de Sol e Praia serão seguramente opções mais naturais e frequentes“, refre uma nota de imprensa do ZASNET.

Sem comentários:

Enviar um comentário