Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 7 de setembro de 2021

BOM CAMINHO - PEREGRINAÇÃO A SANTIAGO DE COMPOSTELA

 Setembro entrou molhado e troado, algumas das nossas terras tiveram direito a rega automática vinda do céu. Diz o povo “em Setembro, planta, colhe e cava, que é mês para tudo” e também se diz “Setembro a comer e a colher”.


Esta edição é dedicada à peregrinação a pé pelos caminhos de Santiago, pois quem viveu esta aventura foram dois filhos da nossa tia Alicinha de Cidões, Vinhais, o Normando, o Luís  e uma cunhada. Falei com o Luís Castanheira e convidei-o a dar-nos testemunho do seu caminho a Santiago, disse-nos que nem um livro inteiro chegava para testemunhar tão magnífica vivência.

Já há muitos anos que aprecio, de forma extraordinária, o amor e a dedicação destes filhos e desta mãe, que assim continuem por muitos anos.

Nestes últimos dias estiveram de parabéns; Maria da Glória (101) Estrada (Alijó); Francisco Pinto (98) Lampaça (Valpaços); Mário Geraldes (85) Parada (Bragança); Joaquim Teixeira (82) Fradizela (Mirandela); Ilídio Galego (74) Vimioso; Denérida  Fernandes (70) São Julião (Bragança); Gina Morais (56) Milhão (Bragança); Dulce Rodrigues (50) Cicouro (Miranda do Douro); David Cepeda (43) Salselas (Macedo de Cavaleiros); Pedro Santos (42) Murça; Cátia Borges (33) Grijó (Bragança); Sara Gabriel (28) Cernadela (Macedo de Cavaleiros). A todos muitas felicidades e mais anos de vida.

De 16 a 24 de Agosto, eu e mais dois peregrinos fizemos, a pé, o caminho de Santiago de Compostela, variante da Via da Prata, desde Vinhais, num total de 250km, com temperaturas elevadas a passar os trinta graus . Depois de decididíssimos a fazer o caminho, começou a preparação. Principiámos por fazer caminhadas e recolher informação. Foi muito importante o testemunho de outros peregrinos que já fizeram o caminho – um especial agradecimento ao meu amigo Belmiro Vilela, um “expert” na matéria, que já vai na sua 19ª caminhada - pelos excelentes conselhos. Preparámos o material necessário para a peregrinação: credencial, mochila, roupa, calçado, material de primeiros socorros, etc.

A 1.ª etapa foi de Vinhais a Segirei (25km), já no concelho de Chaves. Foi a etapa com a subida mais difícil do caminho, com paisagens deslumbrantes e com o caminho mais bem sinalizado. A 2ª etapa foi de Segirei à cidade de Verin (28km). Foi complicada a subida inicial de 10 km e a descida final, sempre por estrada pavimentada. Fomos compensados pelo polvo à galega, que almoçámos à chegada, e pelo excelente Albergue Público de Verin numa casa brasonada. Depois do cansaço dos dois dias iniciais, a 3ª etapa foi para nós um passeio! Apenas 20km de Verin a Laza, sempre ao lado do rio Tâmega, serpenteando várias aldeias típicas e muito bonitas. O café espanhol cada vez ganhava mais qualidade! O 4º dia foi de Laza a Xunqueira de Âmbia (35km). Esta, uma etapa fascinante, com paisagens fantásticas, caminhos da idade média, subidas longas e acentuadas e retas sem fim. Destaco o bar típico das conchas do nosso amigo Luís Sande em Albergaria. A 5.ª etapa foi de Xunqueira de Âmbia a Orense (24km), foi fácil e com paisagens de tirar o fôlego. Neste dia fomos surpreendidos com a visita da família que nos esperava em Ourense, com quem almoçámos e passámos a tarde. O 6º dia foi de Orense a Cea (26km). Depois de passarmos a ponte romana de Orense, virámos à direita pelo caminho real, por uma subida íngreme, que nos leva a um miradouro da cidade de Orense. Caminhámos em calçada romana e em caminhos com trilhos e paisagens incríveis. O 7º dia foi de Cea a Silleda (35km). Foi mais uma etapa longa, com uma subida inicial muito difícil, debaixo de um sol escaldante. Compensou com os caminhos primitivos e paisagens deslumbrantes. O 8.º dia foi de Silleda a Doseiro (33km), onde ficámos no melhor albergue do caminho – Albergue “Reina Lupa”, da nossa amiga “Carmiño”, que foi uma excelente hospitaleira. O 9º dia foi de Doseiro a Santiago de Compostela (11km).

Porque queríamos chegar cedo e descansados a Santiago de Compostela, a última etapa foi pequena. Entrámos na praça do Obradoiro, em frente à Catedral de Santiago de Compostela, quando eram 9h. Ficámos com tempo para tratar da Compostela, estar com a família, que nos fez nova surpresa à chegada e assistir à missa do peregrino. A rotina desta peregrinação era acordar às 6:15h, tomar o pequeno almoço e iniciar a caminhada às 7:00h. A oração do peregrino que fazíamos reconfortava-nos. Fazíamos as paragens que entendíamos, em cafés das localidades, em fontes, miradouros, rios, à sombra de árvores seculares ou observar paisagens. As pessoas que encontrávamos diziam-nos sempre “Bom caminho”. O descanso no albergue à chegada era essencial para recuperar do esforço e preparar o dia seguinte. Fizemos esta caminhada, não só porque somos religiosos, temos fé, para renovar as nossas energias, uma viagem ao nosso interior, reflexão, autoanálise e determinação, sempre alegres e bem-dispostos e sem qualquer lesão. Por isto tudo, fomos abençoados no caminho por Santiago, sempre nosso companheiro e guia nesta peregrinação.

Faz o teu caminho! Bom Caminho! ULTREIA! ULTREIA! ULTREIA!

Tio João

Sem comentários:

Enviar um comentário