Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 15 de abril de 2022

Bragança com consultas de sexologia no hospital público

 Valência está a funcionar desde fevereiro na Unidade de Psiquiatria de Ligação do Departamento de Saúde Mental.


A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste anunciou esta quarta-feira que tem disponível, pela primeira vez, para os utentes do distrito de Bragança consultas de sexologia clínica a funcionar no serviço público.

Esta valência está a funcionar desde fevereiro na Unidade de Psiquiatria de Ligação do Departamento de Saúde Mental, uma vez por semana, em Bragança, e "tem tido uma excelente adesão por parte dos utentes", segundo a entidade responsável pelos cuidados de saúde na região.

Sem concretizar o número de consultas já realizadas, a ULS do Nordeste cita, em comunicado a coordenadora da valência, Joana Raposo Gomes, para explicar que o atendimento funciona um dia por semana.

Os utentes podem aceder a esta consulta através de referenciação pelo médico de família ou por outras especialidades médicas hospitalares.

A ULS explica que promoveu a abertura desta valência para "que exista justiça na acessibilidade a esta intervenção específica", destacando a "relevância que a saúde sexual tem para o conceito global de saúde e para a qualidade de vida".

Segundo a coordenadora da consulta de Sexologia Clínica da ULS do Nordeste, "a visão da saúde sexual é multidisciplinar, existindo uma articulação próxima com as restantes especialidades médicas e com os Cuidados de Saúde Primários".

Nesta consulta abordam-se, de acordo com a médica, "disfunções sexuais em que existam barreiras psicológicas, senão na génese, pelo menos na manutenção do problema".

No âmbito desta temática e da abordagem em consulta está também prevista a realização de ações de formação em contexto institucional interno e externo e de atividades de sensibilização na comunidade.

A ULS do Nordeste adianta ainda que na mesma área, os Cuidados de Saúde Primários, ou seja, os centros de saúde, estão "a perspetivar a criação de um programa específico de abordagem à saúde sexual".

Sem comentários:

Enviar um comentário