Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 13 de abril de 2022

“Encontros do Planalto” promovem Cultura e Identidade Sefardita em Vimioso

 Promovidos pelo Município de Vimioso, com conceção e produção das Ideias Emergentes, os “Encontros do Planalto” assentam na ideia de trabalhar o território, geográfico e cultural, do Nordeste Transmontano, através da identidade sefardita, fazendo uso da criação como ferramenta.


Chamam-se “Encontros do Planalto” a um conjunto de iniciativas culturais que pretendem promover a cultura e identidade sefardita. Os encontros decorrem nas localidade de Carção, Argozelo e Vimioso entre os dias 29 e 30 abril e 1 maio.

Música sefardita, cinema judaico-sefardita, exposições de fotografia, performances, piquenique e mercadinho kosher, concertos e conversas/talks marcam os Encontros no Planalto, que nos dias 29 e 30 de abril e 1 de maio levam até Vimioso uma visão pluridisciplinar da Cultura e Identidade Sefardita.

Presentes no território desde há mais de 2000 anos, os sefarditas foram sinónimo de dinâmica, de criatividade e de resistência, mesmo durante o período da Inquisição. Atualmente, com uma sociedade marcada pelo estigma da desertificação, a temática sefardita permite a quebra com uma narrativa de perda, rica em capacidade de inovação, de criação e de empreendedorismo.

“A herança sefardita é, em Vimioso (Carção, Argozelo), um misto de uma realidade que se quer reencontrar, tornar a dar sentido e operativa, com todo o quadro de repressão intelectual e cultural que a herança inquisitorial deixou vincadas na forma de viver a diversidade. Em Vimioso encontramos comunidades que olham para esta realidade como a possibilidade de criar rutura com o isolamento e a pobreza sistémica da ruralidade e do isolamento“, refere a organização dos encontros.

Promovidos pelo Município de Vimioso, com conceção e produção das Ideias Emergentes, os “Encontros no Planalto” assentam na ideia de trabalhar o território, geográfico e cultural, do Nordeste Transmontano, através da identidade sefardita, fazendo uso da criação como ferramenta.

Segundo a organização, “as atividades a desenvolver neste evento têm como objetivo conduzir a um reequacionar da herança sefardita, tornando-a operativa no século XXI, longe já da perseguição, num quadro onde a diferença é vista hoje como uma mais-valia“.

Sem comentários:

Enviar um comentário