Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

domingo, 5 de junho de 2022

Direito de Resposta ao noticiado pelo “Correio da Manhã” a 4 de junho de 2022

 Ao abrigo da Lei de Imprensa n.º2/99, de 13 de janeiro, artigos 24.º, 25.º e 26.º, o Município de Bragança exerce o seu Direito de Resposta e de Retificação face ao noticiado ontem (4 de junho) pelo “Correio da Manhã”, nas suas edições online e, em direto, no seu canal de televisão (CMTV), com o título: “Engenheira da Câmara de Bragança apanhada na rede de tráfico de droga do marido de ex-concorrente do 'Big Brother’”.
Com esta notícia, o “Correio da Manhã” transmite informações falsas que se impõe que sejam corrigidas. Além do título imperativo, a jornalista que assina a peça, Tânia Laranjo, afirma, em direto no noticiário da CMTV (às 14h01), que “foi detida uma engenheira da Câmara de Bragança e o marido (...) responsáveis pela venda de droga no distrito de Bragança”.

Enquanto órgão de comunicação social e prestador de serviço público, o “Correio da Manhã” não pode permitir que sejam lançadas notícias sem que seja certificada, em primeiro lugar, a veracidade dos factos ou a validade das fontes. Pelo equívoco das afirmações, que não foram confirmadas/investigadas, acreditamos que apenas e só por lapso, o “Correio da Manhã” confundiria o Distrito com o Concelho de Bragança ou, in extremis, os próprios Concelhos que fazem parte do Distrito.

Apesar de, no site, a notícia ter sido, entretanto, alterada, a verdade é que foram difundidas, em lugar de muito destaque, informações erradas e que constituem uma afronta à idoneidade dos funcionários desta autarquia, levantando suspeitas e gerando ruído onde, na verdade, não existem.

O Município de Bragança não podia ficar indiferente ao noticiado. Numa altura em que as Fake News e a desinformação são ameaças cabais à democracia, o jornalismo e a opinião pública são demasiado importantes para que as instituições permitam a difusão de informação errada.

Por todos estes motivos, o Município de Bragança exigiu a reposição da verdade junto dos leitores e espectadores do "Correio da Manhã".

Sem comentários:

Enviar um comentário