Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 10 de janeiro de 2023

Museu das Terras de Miranda é dos mais visitados na região Norte

 O Museu da Terra de Miranda, em Miranda do Douro, é dos mais visitados na região, informou hoje a Direção Regional de Cultura do Norte.


Em 2021 passaram por aquele espaço, atualmente em obras, 19.686 visitantes, o que faz com que seja o quinto museu com mais visitas no Norte do país. O Museu do Abade de Baçal, na cidade de Bragança com 9.869 visitantes está em sexto lugar.

Segundo aquela Direção Regional, no na passado os sete museus sob a sua tutela registaram um total de 580.932 visitantes, o que equivale a uma subida de 29,9% em comparação com o ano de 2021.

O museu mais visitado é o Paço dos Duques de Bragança (em Guimarães) com 366.514 entradas; seguindo-se o Museu Alberto Sampaio (em Guimarães) com 68.490; o Museu dos Biscainhos e o Museu D. Diogo de Sousa (ambos em Braga) com 56.633 e 56.174 respetivamente. O que menos gente atraiu foi o Museu de Lamego com 3.566 visitantes, que encerrou ao público em novembro de 2021, por motivo de obras de reabilitação do edifício.

O conjunto dos museus e monumentos afetos à Direção Regional de Cultura do Norte totalizou 1.874.769 visitantes no ano passado, o que representa uma subida de 109,5% em comparação com o ano anterior. “Ainda longe dos resultados obtidos no período pré-pandemia (em 2019, foi registado o recorde de 2.232.154 entradas), esta subida no número de visitantes acompanha a tendência de evolução positiva do turismo em Portugal”, refere uma fonte daquela Direção Regional, dando conta que o número de visitantes nacionais foi ligeiramente superior ao número de estrangeiros (611.128 vs 605.508) o que contraria a propensão dos últimos anos pré-pandémicos.

Glória Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário