Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 7 de junho de 2023

Barragem de Alfândega da Fé com gestão da rega pioneira no Nordeste Transmontano

 A barragem da Camba, em Alfândega da Fé, tem um novo sistema de gestão da rega pioneiro no Nordeste Transmontano que permite o controlo à distância individualizado, informou hoje a entidade responsável.


Trata-se do sistema de telegestão da rede de rega da barragem da Camba, que vai ser inaugurado na sexta-feira e que se diferencia de outros já existentes na região por permitir um controlo individualizado por parte dos beneficiários e da entidade gestora, a Junta de Agricultores da Camba.

O presidente desta organização, Luís Jerónimo, explicou à Lusa que o sistema resultou de um investimento de 300 mil euros e está inserido numa intervenção iniciada em 2018, que começou pela reabilitação de todo o regadio da Camba, desde a adutora a ramais, com um custo total de 6,5 milhões de euros.

Enquanto noutros sistemas apenas a entidade gestora pode intervir, na tecnologia instalada na barragem da Camba os cerca de 130 regantes desta zona do distrito de Bragança vão ter contadores próprios da água que consomem a que podem aceder através de computador ou telemóvel, e fazer o fecho, a abertura a programação da rega ou leitura de consumos em tempo real.

A explicação é da Junta de Agricultores da Camba, que gere e monitoriza com capacidade para agir quando for necessário, segundo o presidente, que adiantou que o sistema está também preparado para lançar alertas e intervir, se houver alteração do caudal da albufeira.

A barragem da Camba rega um perímetro superior a 300 hectares e fornece também água a mais 500 hectares de terrenos dos chamados regantes precários, aqueles que são abastecidos pela descarga de superfície, ou seja, quando o empreendimento está na cota máxima.

O regadio da Camba destina-se essencialmente a áreas do concelho de Alfândega da Fé com olival, amendoal, milho e hortícolas.

Em anos de seca como o de 2022, estes regantes deixam de ser prioritários porque a barragem tem a dupla função de regadio e abastecimento humano, segundo disse o presidente.

No ano passado, a Camba esteve a abastecer desde maio as populações de algumas aldeias do concelho de Alfândega da Fé e está projetada para, se necessário, garantir também água a aldeias dos concelhos vizinhos de Macedo de Cavaleiros e Mogadouro.

Este ano a barragem está cheia e com o novo sistema de telegestão da rega os responsáveis acreditam que irá permitir um uso mais eficiente da água.

O presidente da Junta de Agricultores da Camba acredita também que os investimentos feitos e a modernização dos sistemas disponíveis para a prática agrícola serão motivo de “interesse para chamar jovens para a agricultura”.

O concelho de Alfândega da Fé tem apostado no reforço do regadio e, segundo disse à Lusa o presidente da Câmara, Eduardo Tavares, há ainda outros projetos para concretizar no município e para os quais são aguardados apoios financeiros ou reforço dos financiamentos previstos.

O concurso para a construção da barragem de Gebelim, que servirá Vila Chão e Parada, termina na quinta-feira e o autarca espera que apareçam interessados em executar a obra.

Outra ambição local é o reforço do regadio do Vale da Vilariça, nomeadamente o alteamento da barragem da Burga e o aumento da área de rega do bloco norte, projetos que estão a ser desenvolvidos em parceria entre os municípios de Alfândega da Fé e Vila Flor.

HFI // JAP
Lusa/Fim

Sem comentários:

Enviar um comentário