Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 22 de junho de 2023

Grávidas estrangeiras a viver em Bragança procuram cada vez mais ajuda

 Há cada vez mais pedidos de ajuda de grávidas estrangeiras instaladas em Bragança e o Centro de Apoio à Vida Berço Feliz, da Associação Entre Famílias, tem sido a solução


A entidade situa-se em Bragança e ajuda mães e bebés carenciados com alimentação, roupa, apoio psicológico e formações.

O Centro de Apoio à Vida foi criado em 2021 e até 2022 foram feitos mais de 2500 atendimentos, doadas 6460 unidades alimentares, 2397 peças de vestuário e calçado e 17 enxovais. Presta ainda apoio social, na procura de emprego e apoio formativo. De acordo com a directora, Andreia Afonso, há cada vez mais pessoas a procurar a instituição. “Ultimamente temos verificado que se tem agravado e temos recebido cada vez mais pessoas estrangeiras. Cidadãos brasileiros, cabo-verdianos, angolanos, que vêm para Portugal à procura de qualidade de vida. 85% das nossas utentes são cidadãs estrangeiras”.

A instituição tem um protocolo com a Segurança Social que lhe permite apoiar 50 mães. Os pedidos de ajuda vêm de pessoas carenciadas. “A maioria delas são carenciadas, têm uma carência económica social e familiar. Temos famílias monoparentais, temos famílias conjugais com diversas carências a nível económico e temos pessoas com problemas psicológicos e muitas que vêm do estrangeiro”.

Dulce Berete é uma das 50 utentes apoiadas pelo Centro de Apoio à Vida. Angolana, tem gémeos de sete meses e está há meio ano em Bragança. Admite que inicialmente se sentiu perdida e o centro foi a sua grande ajuda. “Eu precisava de apoio porque eu não conhecia a zona, não sabia o que fazer para me instalar com duas crianças e a associação tem-me ajudado muito com isso. Não sabia como ter acesso a consultas com os meninos, não sabia em que creche inscrevê-los, alguns apoios com fraldas, toalhetes, um apoio bastante importante, porque tenho gémeos e essa ajuda nunca é demais”.

Vanessa Ramos é outra das grávidas apoiadas pelo centro. É de São Tomé, mas está há dois anos em Bragança e reconhece que sem a ajuda do CAV a situação seria “difícil”. “Tenho muitas ajudas aqui, porque tenho alguns problemas e quando preciso de alguma coisa, venho aqui e eles atendem-me muito bem e têm-me ajudado bastante, não só com alimentos, mas também psicologicamente”.

O Centro de Apoio à Vida tem actualmente uma lista de espera de 10 pessoas. Ainda assim, estas pessoas recebem apoio, em termos de alimentação, de roupa e objectos para bebés, mas também têm acesso às formações.

O Centro de Apoio à Vida Berço Feliz abrange todo o distrito e é o único na região a prestar este tipo de apoio a mães, grávidas e bebés até aos três anos. Situa-se na Sede da Associação Entre Famílias, em Bragança.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário