Foto: Anto Magzan |
De acordo com a presidente do município de Miranda do Douro, Helena Barril, o convite para visitar a Croácia foi feito pela embaixadora portuguesa no país, Paula Leal da Silva, para comemorar o Dia de Portugal.
“Foi com muito agrado que recebi o convite para estar junto da comunidade portuguesa que vive na Croácia e solicitei à sra. Embaixadora a oportunidade de ser acompanhada por um grupo de Pauliteiros de Miranda”, disse.
Questionada sobre a importância de ser acompanhada por um dos símbolos identitários da Terra de Miranda, os pauliteiros, a autarca respondeu que uma das prioridades do município de Miranda do Douro é promover a cultura mirandesa, em particular, junto das comunidades de emigrantes portugueses.
“Estas viagens são também uma forma de promover turisticamente o nosso concelho. E estou convicta de que muitas das pessoas que assistiram e apreciaram as atuações dos pauliteiros, vão visitar a nossa região”, disse.
Esta opinião foi partilhada pelo secretário da Associação de Pauliteiros de Sendim, Telmo Ramos, que acrescentou que estas atuações no estrangeiro são também uma oportunidade para os jovens pauliteiros conhecerem outras realidades e culturas.
“Anteriormente já havíamos atuado em várias localidades de Espanha e também em França”, justificou.
Ao longo da estadia de quatro dias na capital da Croácia, cidade turística com quase um milhão de habitantes, os pauliteiros de Miranda-Sendim começaram por atuar no dia 13 de junho, na residência oficial da embaixadora portuguesa, em Zagreb.
“Nesta primeira atuação estava presente todo o corpo diplomático, desde a secretária de estado das comunidades portuguesas, a embaixadora portuguesa no país e a presidente do município de Miranda do Douro, Helena Barril”, informou.
A atuação dos pauliteiros foi precedida pela interpretação de um grupo coral, que cantou os dois hinos nacionais, o croata e o português.
Segundo o responsável pelo grupo de pauliteiros sendineses, as autoridades croatas e os convidados da cerimónia alusiva ao 10 de junho, ficaram “maravilhados” com a dança tradicional da Terra de Miranda.
“Em Zagreb, muitas pessoas desconheciam por completo a existência da dança dos pauliteiros”, disse.
No dia seguinte, a 14 de junho, o grupo de pauliteiros de Miranda-Sendim voltou a atuar, desta vez, na praça central de Zagreb, onde juntou um grande aglomerado de pessoas.
“Muitos dos portugueses que vivem na Croácia foram informados pela embaixada portuguesa, da nossa atuação e ficaram radiantes com a surpresa de ver um grupo de Pauliteiros atuar na praça principal de Zagreb. Uma destas pessoas era mesmo natural de Sendim, tendo sido informada pelos familiares da nossa viagem à Croácia”, revelou.
Sobre a importância das atuações dos pauliteiros de Miranda, no estrangeiro, o secretário da Associação de Pauliteiros de Sendim, Telmo Ramos, respondeu que os grupos de dançadores e os músicos são verdadeiros embaixadores da Terra de Miranda.
“As pessoas ficam maravilhadas com esta dança tradicional, em que há a junção da cor dos trajes, com os movimentos entrelaçados dos dançadores, o bater dos paus e o som da gaita-de-foles”, concluiu.
Sem comentários:
Enviar um comentário