Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 5 de setembro de 2023

Aero Clube de Bragança celebrou 60 anos

 Em dia de festa o Aero Clube de Bragança reuniu os sócios e prestou homenagem a pessoas e entidades que têm feito a diferença na vida do ACB, pelo seu empenho, dedicação e paixão pela aviação e por todas as causas que esta organização abraça.


A primeira homenagem foi feira ao próprio ACB, recordando a história que levou à sua constituição a 28 de setembro de 1963.

Não há muita informação documentada, mas foi possível conseguir algumas notas.

A primeira aeronave que sobrevou o distrito de Bragança, doi um biplano da Esquadrilha da Amadora que aterrou em Macedo de Cavaleiros, num terreno que foi lavrado por uma junta de bois, e depois compactado com cilindro de pedra. Foi recebido em festa e com foguetes pela população. Regressou à Amadora no dia 3 de agosto de 1922, voo de 350 Km feito em duas horas e cinquenta minutos.

A primeira aterragem de um avião em Bragança ocorreu três anos depois, no ano de 1925, fez-se num lameiro na veiga de Gostei, onde foi colocada uma pedra de granito, evocativa desse momento que recentemente foi colocada no aeródromo de Bragança.

O primeiro campo de aviação de Bragança, foi construído no local de S. Tiago, um amplo pinhal, na altura a cerca de três quilómetros do limite da cidade, e a inauguração ocorreu a 20 de fevereiro de 1932, marcando presença uma esquadrilha de cinco aviões do Grupo Independente de Alverca.

A partir dessa infraestrutura, o movimento associativo aeronáutico desenvolveu-se e ao longo de décadas contribui para manter o entusiasmo necessário por parte da sociedade civil, proporcionando formação inicial de pilotagem e de entusiasmo por uma carreira na Força Aérea ou na aviação civil, organizando atividades desportivas e recreativas aeronáuticas. Destaca-se o Aeroclube de Bragança, associação de direito privado, sem fins lucrativos, constituído a 28 de setembro de 1963.

A inauguração oficial do Aeroclube de Bragança ocorreu nos dias 19 e 20 de outubro de 1963, dois dias de festa. Na manhã do dia 20, domingo, pelas 9 horas realizou-se o festival aeronáutico.

Os estatutos do aeroclube foram autorizados e aprovados por despacho de 21 de setembro de 1967 do Ministro das Comunicações, já com a sua base operacional no aeródromo de Baçal. Foram dez os sócios fundadores.

Da história mais recente destacamos o Raid Ibérico, que teve a sua primeira edição em 2002, foi interrompido pela pandemia e já vai na XIX edição.

Na sua génese esteve o atual presidente da assembleia geral, João Rodrigues.

A atual direção, que sabe muito bem honrar o passado, deu continuidade com a mesma entrega e empenho a esta iniciativa e que se realiza com muito entusiasmo até hoje.

Destacamos ainda o Careto AirShow, o evento que dá mais visibilidade ao ACB, que envolve mais pessoas, não só na organização, mas sobretudo na assistência.

E depois há outras pequenas iniciativas que fazem história. Os Voos Solidários têm servido para abraçar muitas causas e ajudar muita gente, sobretudo as pessoas mais desfavorecidas. Os Voos Programados, também solidários, são já uma referência que serve para qualificar o turismo da região. Nasceram durante a pandemia para ajudar o setor do Turismo e são um sucesso.

ACB presta homenagem a pessoas e entidades

Não é a primeira vez que o ACB presta homenagem a pessoas que marcaram a vida do Aero Clube. João Rodrigues, Sheila Afonso e José Rocha, já tinham recebido esse agradecimento, desta feita as honras forma prestadas a: 

Álvaro Silva, reconhecido como um dos sócios mais empenhados em qualquer evento que o ACB promova. Vive com intensidade cada atividade, a sua entrega é total.

Onofre Pereira e Artur Caracol, são dois dos pilotos com mais idade do nosso país, dizem sempre presente nos eventos mais significativos. Pela sua amizade, simpatia e simplicidade, pela forma educada e muito carinhosa como tratam toda a gente, são duas pessoas muito estimadas neste aeroclube.

Os Bombeiros de Bragança mereceram também uma sincera homenagem por parte do Aero Clube de Bragança. Nas boas e nas más, os bombeiros estão sempre presentes, sempre com a mesma atitude parceira, prontos para tudo sem pedir nada em troca.

O presidente da Fundacion Cielos de León, Vicente Cordier, protagonista principal de uma enorme relação de amizade entre as duas organizações aeronáuticas foi ta,bé,m homenageado.

A atual direção do ACB só conheceu um diretor do aeródromo municipal: Orlando Gomes. E tem sido este diretor um parceiro inigualável do ACB, sempre disponível, facilitador, amigo.

O ACB é muito afortunado pelos sócios que tem, por todos eles. E é afortunado porque algumas pessoas, para além de serem sócias e participarem ativa e empenhadamente, vestem a camisola e não a tiram em nenhuma circunstância. É o caso de Paulo Cunha, também ele homenageado.

Por fim uma homenagem a uma pessoa que é a personificação do próprio ACB. Alegre, divertido, acolhedor, solidário e discreto. Discreto sobretudo na solidariedade, se é para ajudar está sempre presente, é o sócio Rui Alves.

Raid Ibérico Junta-se à festa

A passagem do Raid Ibérico em Bragança, que este ano conta com 30 aviões e 60 participantes, coincidiu com a festa de aniversário do ACB. Este é um evento que pretende promover a união entre portugueses e espanhóis, que junta participantes dos dois países, que ao longo de cinco dias voam, entre Portugal e Espanha, usufruindo e promovendo, à sua passagem, o património, a cultura e a gastronomia.

Esta iniciativa realiza-se há 19 anos consecutivos, com exceção dos anos em que houve a Pandemia Convid-19.

Sem comentários:

Enviar um comentário