Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 5 de setembro de 2023

Bombos e concertinas não faltaram em Ala, Macedo de Cavaleiros, durante o Encontro de Grupos Culturais

 O XIII Encontro dos Grupos Culturais decorreu em Ala, no concelho de Macedo de Cavaleiros, no passado domingo. Quatro dos grupos eram provenientes do concelho, mas também vieram outros grupos da região.


Bombos, concertinas e muita animação na localidade de Ala, no concelho de Macedo de Cavaleiros.

O balanço deste encontro foi muito positivo, segundo Pedro Santos, Presidente da Associação Cultural, Recreativa e Desportiva da aldeia, entidade organizadora:

“Foi bastante positivo. Em comparação a anos anteriores conseguimos expandir e trazer mais grupos, o que nos deixa bastante alegres. Marcaram presença os grupos do concelho: Grupo de Bombos Toca a Bombar, Grupo de Bombos Os Abelhudos e a Fanfarra de Vale da Porca. Fora do concelho tivemos o Grupo de Bombos da Família Peixoto, de Vizela; o Grupo de Bombos do Paço, de Canas de Senhorim; o Grupo de Bombos Us Bat N´ Pelle, de Alfândega da Fé e o Grupo de Bombos ComCordas, de Vila Flor. Tivemos ainda um grupo convidado, que é o Grupo de Concertinas Estica o Fole, de Jou, e foi a primeira vez que vieram ao nosso encontro.

Penso que é para continuar este encontro. Claro que isto requer muita ajuda de todas as partes, a quem eu não posso deixar de agradecer. Não só a quem nos apoia a nível de União de Freguesias e do Município, mas também toda a gente que confeciona e apoia na parte logística. 

Que eu tenha conhecimento, é o único encontro com esta envergadura no concelho e é um motivo de orgulho.”

João Salsas, Presidente da Junta de Freguesia de Ala e Vilarinho do Monte considera que este tipo de eventos são importantes para as aldeias da região:

“Isto é muito importante. Para mim, este evento é muito querido porque ajudei a começá-lo e para a aldeia é muito importante. É um dia de muita gente e permite dar alguma alegria à aldeia. Acho que temos de continuar com estes eventos porque são necessários e vitais para a saúde das freguesias.”

A mesma opinião tem Benjamim Rodrigues, Presidente do Município macedense:

“São eventos locais mas reportam toda uma experiência, tradição e riqueza cultural do nosso concelho. Este encontro, particularmente, vai já na décima terceira edição e sempre com bastante sucesso. Mesmo hoje com o tempo que temos vemos que há bastante gente a assistir e bastantes grupos. Desses grupos temos, pelo menos, quatro do concelho. Isto é sinal que somos um concelho muito ativo e com dinâmica suficiente para preservar as tradições e levá-las muito longe.”

Uma tarde de festa. Quem assistiu gostou:

“É importante para a aldeia e para divulgar o grupo de Ala. Estou a gostar muito da tarde.”

“É muito importante para a aldeia este tipo de encontros e juntar vários grupos de fora é interessante. É a segunda vez que venho a este encontro.”

“Dá mais alegria à aldeia e às populações.”

No final, o convívio fez-se acompanhar com uma feijoada, bem típica da nossa região, como refere Luzia Comunhas, uma das cozinheiras de serviço:

“Tem vitela, carne de porco, orelha, chouriço, bacon, todas as coisas que leva a feijoada normal.

Este tipo de encontros é muito bom para todos porque as aldeias estão cada vez mais desertas e um encontro destes faz bem porque convivemos com pessoas de outros pontos do país.”

O XIII encontro dos Grupos Culturais de Ala decorreu no passado domingo, com muita animação e vários grupos nacionais.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário