Foi inundada uma casa na aldeia de Lamalonga e apesar da presença das entidades competentes no local, a assistência não foi a esperada, refere Betina Gonçalves, Presidente da Junta de Freguesia de Lamalonga. “Houve aqui uma casa que ficou inundada. Veio o piquete e as equipas das Infraestruturas de Portugal e simplesmente tiraram a terra até à linha branca da berma da estrada e o resto deixaram por limpar. Continua a estar a estrada com areia e com pedras. Gostaríamos de ter recebido outra assistência por parte das entidades competentes e não existiu”.
Apesar da limpeza já ter sido efetuada, a habitação sofreu alguns estragos interna e externamente.
Os caminhos agrícolas também foram destruídos. “A casa é habitável. Tinha lá as viaturas e uma série de coisas. Houve estragos numa mota e em outras coisas da habitação, penso eu. A casa já foi limpa pelos proprietários, conseguiram desobstruir o alcaduto que estava junto à casa e conseguiu-se escoar a água. No entanto, permanece ainda alguma lama na estrada junto à habitação do lado de fora. Depois temos os caminhos agrícolas que, uma boa parte deles, ficaram completamente destruídos. Estão quase intransitáveis e houve arrastamento de pedras e lama na zona mais baixa da aldeia”.
A aldeia de Carrapatinha também sofreu consequências com a vinda da chuva e do mau tempo.
A queda de muros foi o principal prejuízo desta aldeia, no entanto a situação foi rapidamente resolvida, afirma João Salsas, Presidente da Junta de Freguesia de Ala e Vilarinho do Monte. “Essencialmente foram os muros, dois de proprietários e um de uma rua. Lixo que entrou para dentro de alguns armazéns, jardins e casas.
Na altura condicionou a passagem de carros, mas foi rapidamente reposta. Esteve presente a Proteção Civil , a Junta de Freguesia e a GNR e a circulação estava reposta ao fim de duas horas. Neste momento podem circular, com alguma precaução”.
Vilarinho de Agrochão também sofreu alguns prejuízos na estrada e na aldeia de Limãos houve algumas inundações.
Sem comentários:
Enviar um comentário