Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 13 de novembro de 2023

Associação quer duplicar residentes de Vilares da Vilariça

 Instalar pelo menos 15 pessoas em Vilares da Vilariça, no concelho de Alfandega da Fé, até ao próximo ano, é um dos grandes objetivos da Associação para a Regeneração, Desenvolvimento e Governança das Economias Locais (iLocal-Inteligência Local), que se instalou naquela freguesia em março do ano passado


No entanto, o foco desta associação não é apenas atrair população para aquela freguesia integrada na região demarcada do Douro, mas também criar, pelo menos, cinco negócios para trabalharem a partir dali para o resto do mundo, como explica Filipe Jeremias, um dos dinamizadores do projeto. “O que nós fundamentalmente estamos a fazer é a regenerar este território. Temos um macro programa que se chama “Regenera Aldeia 2030” SmartVillage, que pretende precisamente trazer e repovoar esta freguesia, trazendo novas pessoas para habitarem aqui e para se cruzarem com a comunidade já existente”.

Apesar do trabalho desta associação ainda não se perpetuar no tempo, já é possível falar de casos de sucesso, nomeadamente uma família que já se fixou em Vilares da Vilariça no ano passado. “Acho que já podemos falar de sucesso. Comprometemo-nos a duplicar a população até 2030. É um desafio enorme. Os resultados mão acontecem em dois anos”.

Para apelar ao êxodo urbano, a iLocal tem vindo a dinamizar um conjunto de iniciativas, como foi o caso das Jornadas na Aldeia’23, que tiveram lugar naquela localidade entre os dias 4 e 12 de novembro.

Durante a tarde do passado sábado, enquanto decorria a apresentação do macro programa “Regenera Aldeia 2030”, Filipe Jeremias dava nota de que, no dia anterior, uma das participantes das Jornadas deste ano fez a escritura de uma habitação em Vilares da Vilariça onde vai implementar o seu projeto pessoal.

Alice Sousa é natural do Porto e, agora, é oficialmente mais uma das habitantes de Vilares da Vilariça, acrescentando mais um número aos 132 habitantes daquela localidade. ““Sou mentora de meditação e trabalho a nível remoto. Todo o meu trabalho é desenvolvido online e agora que os meus filhos cresceram e são autónomos eu decidi mudar-me para o interior”.

No entanto, um dos objetivos da mentora de meditação não era apenas mudar-se para o interior, mas também fazer parte de uma comunidade e estar em sintonia com a natureza envolvente, que a aldeia de Vilares da Vilariça lhe pode proporcionar. “Este é o projeto certo para eu integrar e para viver, aqui em Vilares da Vilariça. Até então estava num processo de transição da minha vida e à procura de um lugar como este para me mudar, para estar em contacto com a natureza e usufruir do silêncio”.

A iLocal tem como principal objetivo, numa rede colaborativa, interativa e participativa e num envolvimento de aproximação com as organizações públicas, privadas e comunidade local, criar e implementar uma macro-estratégia de desenvolvimento humano com maior incidência, numa primeira fase, na aldeia de Vilares da Vilariça e Colmeais, em Alfandega da Fé.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Daniela Parente

Sem comentários:

Enviar um comentário