Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 20 de novembro de 2023

Município de Freixo de Espada à Cinta recorreu ao Fundo de Apoio Municipal

 A câmara de Freixo de Espada à Cinta negociou com o Governo para que o FAM pagasse a dívida, que depois será paga nos próximos anos


O presidente, Nuno Ferreira, explicou que encontrou a câmara numa situação complicada.

“Quando chegámos à autarquia encontramos um buraco financeiro bastante grande. A dívida de curto prazo seria de 2,5 milhões de euros, mas após uma auditoria externa veio a provar que é de 5,6 milhões de euros. Devíamos aos fornecedores e credores muito dinheiro, só no concelho, 1,6 milhões, o que é demasiado. Em 2018/2019 o anterior executivo contraiu três empréstimos de 7 milhões de euros, o que perfaz 12,6 milhões de euros”, adiantou.

O autarca esclareceu ainda que a taxa de juros foi reduzida e vai permitir poupar dinheiro para pagar outros empréstimos herdados.

“Conseguimos negociar uma taxa de juro de 0,95% fixa a 20 anos e só com esta poupança, que é cerca de um milhão de euros, em juros, face ao anterior acordo feito pelo anterior executivo, vamos pagar os 12 empréstimos que herdamos de há 25 anos a esta parte”, acrescentou.

Desta forma, Nuno Ferreira acredita que o FAM é a “salvação” do município e que dentro de uma década a dívida será paga.

O município de Freixo de Espada à Cinta a aderir ao Fundo de Apoio Municipal para pagar a dívida herdada de mais de 12 milhões de euros.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário