Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 1 de novembro de 2023

Ninho de vespa asiátia tirado de poste de alta tensão no concelho de Macedo de Cavaleiros

 Um ninho de vespa asiática foi esta semana retirado de um poste de alta tensão que sustenta uma linha que abastece o distrito de Bragança, localizado na aldeia de Travanca, no concelho de Macedo de Cavaleiros.


Trata-se de um local invulgar para o surgimento deste tipo de ninho, e que, devido à sua perigosidade, obrigou a uma logística mais complexa e poderia ter levado ao corte da energia, como explica João Rocha, da Proteção Civil Municipal:

“De fato é uma operação que não é normal no combate à vespa asiática. No nosso concelho é a primeira vez que temos um ninho num poste de alta tensão, com altura de cerca de 27/ 28 metros e envolve mais meios do que o habitual. Em termos de logística foi necessário cortar a energia na linha e recurso a uma autoescada dos bombeiros para podermos destruir o ninho. Normalmente os ninhos encontram-se mais baixos e com mais fácil acesso.

Esta linha faz transporte de energia que abastece o distrito de Bragança, no entanto, a E-Redes conseguiu impedir o fluxo de energia neste troço da rede e não houve qualquer afetação no distrito nem no concelho, mas foi uma situação que poderia ter causado o corte de energia se não houvesse uma alternativa.”

Os alertas nesta altura do ano são maiores, devido à queda da folha das árvores, tornando os ninhos mais visíveis.

João Rocha pede a quem aviste um ninho, para contactar a Proteção Civil Municipal:

“Aconselhamos as pessoas que ao avistar um ninho, não tenham qualquer ação sobre o mesmo. A principal coisa a fazer é ligar para os serviços de proteção civil e reportar a localização do mesmo. A partir daí, tomaremos conta da ocorrência e da destruição do ninho.

Esta vespa tem uma característica bastante agressiva porque ataca em grupo e torna-se muito complicado no caso de haver um ataque a alguém que tenha uma ação junto ao ninho.

Elas são muito defensivas, atacam se houver ameaça do ninho. É muito difícil as pessoas mexerem no ninho e não serem atacadas.

A solução será que, assim que for avistado, liguem para os serviços de proteção civil para procederem a destruição do mesmo.”

No concelho de Macedo de Cavaleiros já foram destruídos cerca de 150 ninhos e já há mais sinalizados.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário