Neste sentido, foram assinados protocolos de colaboração com a Fundação Betânia, a Santa Casa da Misericórdia de Bragança e a Obra Social Padre Miguel, tendo em vista a prestação de cuidados médicos e de enfermagem em regime de hospitalização domiciliária aos utentes que reúnam critérios clínicos para permanecer nas instituições, tendo assim acesso aos mesmos cuidados que teriam em ambiente hospitalar, com qualidade e segurança, sem necessitarem de sair do seu contexto habitual.
O Presidente do Conselho de Administração da ULS do Nordeste, Dr. Carlos Vaz, que presidiu ao ato de assinatura de protocolos, enalteceu esta importante medida ao nível do aumento do conforto dos doentes com inequívocos benefícios ao nível da sua recuperação, complementando assim o trabalho já desenvolvido em parcerias entre as áreas da Saúde e Social.
Esta reunião de trabalho contou ainda com a presença do Diretor Clínico para os Cuidados de Saúde Hospitalares da ULS do Nordeste, Dr. Duarte Soares, que salientou, em complemento aos cuidados de saúde prestados, o acompanhamento e apoio que será efetuado pelos profissionais de saúde da ULS do Nordeste às equipas das ERPIS`s, e do Vogal Executivo da ULS do Nordeste, Dr. Paulo Rogão.
Este reforço dos serviços de saúde em contexto domiciliário foi aplaudido pelos representantes destas IPSS`s, que vincaram a importância do tratamento em contexto de proximidade em alternativa ao internamento hospitalar convencional, na medida em que lhes permite ter acesso aos mesmos cuidados de saúde com maior conforto e bemestar, com claros benefícios para os utentes, incluindo do ponto de vista emocional.
Os cuidados de saúde em regime de hospitalização domiciliária são prestados por uma equipa multidisciplinar numa ótica de humanização e de acordo com a complexidade das situações e as necessidades individuais de cada doente.
Esta Unidade funciona 24 horas por dia todos os dias da semana, com o apoio de um médico e de um enfermeiro em permanência.
A Unidade de Hospitalização Domiciliária da ULS do Nordeste foi implementada em 2019, tendo vindo a aumentar o número de doentes acompanhados nesta valência, perspetivando-se o seu alargamento ao sul do distrito.
Sem comentários:
Enviar um comentário