Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 6 de março de 2024

Carta pela qual El Rei D. Manuel fez D. Francisco de Portugal conde do Vimioso - 2 de Fevereiro de 1516

 «Dom Manoel etc. Fazemos saber que esguardando nos ao muito devido que comnosco tem dom Affonso bispo d’Evora meu muito amado primo pello qual hee cousa justa que em todas suas cousas receba de nos accrecentamento e merce assy como hee rezão e por seus muitos merecimentos e esguardando assy mesmo aos muitos servissos que temos recebido de dom Francisco seu filho em todas as cousas em que dele nos quisermos servir nas quaes sempre nos servio assy bem e honradamente como dos taes se espera e o devem fazer avendo tambem respeito o elle casar com donna Joanna de Vilhena filha de dom Alvaro meu primo que Deus perdoe e a ella ser tanto chegada o nosso sangue por onde hee rezão que tenhamos muito cuidado della e de sua honra e encaminhamento e pella muita boa vontade que lhe temos e assy a elle dom Francisco por todas estas razoens e pello que esperamos que elle ao diante nos sirva e por folgarmos de lhe fazer merce por esta presente carta lhe damos titulo de conde da villa do Vimioso e o fazemos conde della com todas as honras, priminencias, perrogativas, authoridade, graças, liberdades, privillegios e franquezas que o são e de que gozão e o são os condes de nossos reynos e assy como de direito e uso e custume antigo lhe pertencem das quaes em todo e per todo queremos e mandamos que elle use e inteiramente lhe sejão guardadas em todos os autos e tempos em que com direito lhas deva usar sem gouvir nem mingamento nem duvida alguma que a ello seja posto porque assy hee nossa merce e por certidão dello e sua segurança lhe mandamos dar esta carta per nos assinada e assellada do nosso sello.

Dada em a villa de Almeyrim a 2 de Fevereiro. Ho secretario a fez anno de Nosso Senhor Jesu Christo de 1516» (257).
----------
(257) Provas da História Genealógica da Casa Real Portuguesa, livro X, prova n.° 10.
----------
MEMÓRIAS ARQUEOLÓGICO-HISTÓRICAS DO DISTRITO DE BRAGANÇA

Sem comentários:

Enviar um comentário