Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 15 de março de 2024

Concatedral de Miranda do Douro acolhe concerto “No Monte das Oliveiras”

 No âmbito do festival “Ciclo de Música sem Tempo” vai realizar-se a 15 de março, na concatedral de Miranda do Douro, o concerto “No Monte das Oliveiras” interpretado pelo grupo Ensemble Cardo-Roxo, que vai orientar também uma oficina de “Canto Polifónico Português”, no dia 16, na Casa de La Música Mirandesa.


Segundo o Projeto Cardo, organizador do festival, o concerto e a oficina são dedicados à música católica tradicional portuguesa. O repertório apresenta uma seleção de canções de devoção à Virgem Maria e adoração a Jesus, assim como músicas de súplica pela salvação das almas e ainda temas ligados à Quaresma.

“Na tradição musical religiosa existe um vasto repertório constituído por rezas, súplicas e canções de louvor”, informam.

No serão desta sexta-feira, 15 de março, às 21h00, na concatedral de Miranda do Douro é interpretado o concerto “No Monte das Oliveiras”.

“Os temas musicais refletem as angústias, os medos e as incertezas de um povo que compreende a sua insignificância e que vive, na dúvida entre o certo e o errado, entre a beleza e o horror, entre a vida e a morte, entre o céu e o inferno”, explica a organização.

Na manhã de sábado, dia 16 de março, às 10h30, na Casa da Música Mirandesa, realiza-se a oficina “Canto Polifónico Português”. A polifonia consiste no conjunto de sons ou vozes diferentes, dispostos de forma harmoniosa.

Esta programação cultural insere-se no âmbito do festival “Ciclo de Música Sem Tempo”, dinamizado pela associação Cardo, simultaneamente, nos municípios de Miranda do Douro, Santo Tirso e Esposende.

O Projecto Cardo é uma associação que tem como principal objetivo a preservação, divulgação e promoção da música tradicional portuguesa.

HA

Sem comentários:

Enviar um comentário