Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 15 de março de 2024

Criada em Mirandela a primeira Unidade de Saúde Familiar Tipo B do Distrito de Bragança

 A USF "TUA SAÚDE" JÁ ESTÁ A FUNCIONAR, DESDE O INÍCIO DO ANO, NO CENTRO DE SAÚDE 1 DE MIRANDELA, MAS FOI OFICIALMENTE INAUGURADA ESTA MANHÃ, PELO AINDA SECRETÁRIO DE ESTADO DA SAÚDE. ABRANGE MAIS DE NOVE MIL UTENTES DO CONCELHO.


Mirandela passa a ter a primeira unidade de Saúde Familiar (USF) Tipo B do distrito de Bragança. Chama-se “Tua Saúde”, funciona no Centro de Saúde 1 e faz parte do lote de 222 USF’s criadas, em 2024, em todo o país, que são uma alternativa ao centro de saúde tradicional, prestando também cuidados primários de saúde, mas com autonomia de funcionamento e sujeitas a regras de financiamento próprias, baseado também em incentivos remuneratórios aos profissionais pelo desempenho, com incrementos salariais de pelo menos 60%.

Para o Secretário de Estado da Saúde, que inaugurou, esta manhã, a USF de Mirandela, apesar de já estar em funcionamento desde o início do ano, este é “mais um passo decisivo para concluir a reforma dos Cuidados de Saúde Primários do SNS”, refere Ricardo Mestre.

“Tínhamos até ao final do ano passado, 368 USF modelo B e no início deste ano criámos mais 222 unidades e está agora generalizado a todo o país, dado que só faltava mesmo no distrito de Bragança”, adianta o ainda governante que, perto do adeus ao governo lembra a obra que está a ser feita nos cuidados de saúde primários. “Atualmente, estamos a construir 124 novos centros de saúde e a requalificar outros 360, o que representa um investimento sem paralelo naquilo que é o reforço dos cuidados de saúde primários”.

A USF “Tua Saúde”, de Mirandela, abrange um universo de nove mil utentes do concelho que têm acesso a médico de família e é constituída por uma equipa de 15 profissionais: cinco médicos, seis enfermeiros e quatro secretários clínicos que apresentaram uma candidatura. 

Um dos aspetos diferenciadores destas unidades para os centros de saúde tradicionais passa pela concretização de objetivos. “Por exemplo, temos de fazer uma contratualização propondo-nos a dar uma cobertura de 90 por cento de consultas a diabéticos e temos de cumprir essa missão, caso contrário, não obtemos o benefício”, explica a Coordenadora da USF “Tua Saúde”.

A médica, Érica Fernandes, revela algumas das razões que os levaram a avançar para esta candidatura: “Primeiro, o conceito de USF, o facto de nos identificarmos enquanto equipa e também permitir prestar melhores cuidados e assim ficarmos mais satisfeitos com o nosso desempenho profissional que também é muito importante”, adianta.

O presidente da administração da ULS do Nordeste adiantou, no seu discurso durante a cerimónia, que outras USF vão nascer no distrito. No entanto, confrontado pelos jornalistas, no final da cerimónia, Carlos Vaz recusou-se a revelar quais serão as novas USF. 

Diga-se que, no distrito de Bragança, chegou a existir, em tempos, uma unidade de saúde familiar em Torre Dona Chama, no concelho de Mirandela, mas foi desativada em 2012, por não ter cumprido os objetivos traçados.  

Artigo escrito por Fernando Pires (jornalista)

Sem comentários:

Enviar um comentário