Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 20 de março de 2024

Lenda milagrosa do menino de Milhão referente à Aclamação de El Rei D. João IV - 12 de Fevereiro de 1642

 «Deão, dignidades e cabido da Sé de Miranda. Eu El Rey vos envio muito saudar.
Tenho entendido que Manuel Antunes de Paiva conego nessa See escreveo em Dezembro passado a hum irmão seu prior na cidade de Elvas que em hum lugar desse bispado a que chamão Milhão ha um menino que sendo de idade de seis annos para sete nunca falou e somente na ocazião de minha acclamação soltou a vos e disse com todos os mais que vivesse El Rey dom João o 4.° e ficou falando desde então sem impedimento algum. E porque este caso he misterioso e digno se justifique vos encomendo e encarrego muito que em recebendo esta vos informeis particular e exactamente se succedeo na forma referida e fazendo de tudo hum auto de testemunhas com as solemnidades de direito mo envieis quanto antes for possivel entendendo que vo-lo aggradecerei muito.

Escritta em Lixboa a 12 de Fevereiro de 642. Rey» (276).
----------
(276) Esta carta autêntica conserva-se no Arquivo Capitular da Sé de Bragança, hoje depositado na Biblioteca do Paço Episcopal da mesma cidade. Uma nota no verso deste documento diz: «Acha-se este instrumento da dil[i]gencia neste Archivo».
Que o cabido de Miranda fez o auto pedido resulta além da nota transcrita da seguinte carta conservada no mesmo arquivo:
«Deão, dignidades, conegos e mais cabido da See da cidade de Miranda. Eu El Rey vos envio muito saudar. Recebeo-se a vossa carta e o auto da justificação que por meu mandado fizestes do caso milagroso que na occasião da minha aclamação sucedeo no lugar de Milhão; e porque me ouve por servido do que fizestes me pareceo agradecer-vo-lo e dizer-vos que elle ha-de ser prezente para vo-lo agradecer em tudo o que ouver lugar.
Escrita em Alcantara a 9 de Mayo de 1642. Rey (...)».
----------
MEMÓRIAS ARQUEOLÓGICO-HISTÓRICAS DO DISTRITO DE BRAGANÇA

Sem comentários:

Enviar um comentário