Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 16 de março de 2024

Miranda do Douro acolhe escola de verão da União Europeia de 28 a 31 de agosto

 Miranda do Douro vai acolher a sétima edição da escola de verão da Representação da Comissão Europeia em Portugal, conhecida por Summer CEmp que pretende colocar em debate o futuro da União Europeia (UE), foi hoje divulgado.


Em comunicado, a autarquia de Miranda do Douro divulgou que a iniciativa está agendada para os dias 28 a 31 de agosto e conta com a colaboração do centro Europe Direct de Bragança.

O Summer CEmp tem um caráter itinerante e coloca no centro do debate sobre o futuro da União Europeia a história, as oportunidades e os desafios concretos das comunidades anfitriãs nas várias regiões do país.

“Esta iniciativa conta com um programa imersivo, intenso e dinâmico, onde um grupo diverso de estudantes do ensino superior terá a oportunidade de interagir com um vasto leque de protagonistas da atualidade portuguesa e europeia (da política, dos media, da academia, dos setores privado e social, do desporto, da cultura e da comunidade local)”, indica a organização na mesma nota

Em conjunto, vai refletir-se sobre as prioridades e políticas europeias com uma ligação direta à região anfitriã e ao seu rico património arquitetónico e cultural. Em 2024, o Summer CEmp encontrará em Miranda do Douro a segunda língua oficial de Portugal para também em mirandês ser dmiscutido o futuro da ‘Ounion Ouropeia’( União Europeia em português).

“É importante que todos, e especialmente os jovens, estejam envolvidos no fortalecimento da democracia e do Projeto Europeu. Num ano de eleições europeias e de celebração dos 50 anos da democracia em Portugal, a sétima edição do Summer CEmp vai tratar temas cruciais para a nossa Europa de hoje e para a que queremos ter amanhã. De forma descontraída, e tendo como cenário a beleza transmontana única de Miranda do Douro, vamos acolher reflexões sobre os desafios e as oportunidades no caminho para uma União Europeia mais unida e mais forte”, avançou Sofia Moreira de Sousa, Representante da Comissão Europeia em Portugal, citada no mesmo comunicado.

Por seu lado, a presidente da câmara de Miranda do Douro, Helena Barril, igualmente citada na nota, disse que há uma palavra na língua mirandesa com a qual se designa o que traz felicidade, enche de orgulho e dá satisfação, a palavra "proua" (orgulho).

“Assim sendo, é com toda a "proua" que Miranda do Douro, em agosto de 2024, vai estar associada a mais uma edição do evento Summer CEmp. Há, desde já, uma certeza! Vamos viver momentos únicos e partilhar experiências e conhecimentos, que iremos guardar na nossa memória pessoal e coletiva. Bem-vindos a Miranda do Douro, um paraíso Cultural e Natural”, evidenciou a autarca social-democrata.

Esta iniciativa da Representação da Comissão Europeia em Portugal nasceu da vontade de envolver os atuais e os futuros líderes de opinião no debate sobre a União Europeia e de mobilizar os jovens em torno da construção europeia. As edições anteriores do Summer CEmp tiveram lugar em Monsanto (2017), Marvão (2018), Monsaraz (2019), Alcoutim (2021), Ribeira Grande, Açores (2022) e Ponte da Barca (2023).

FYP // MSP
Lusa/fim

Sem comentários:

Enviar um comentário