Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 7 de outubro de 2024

NOTA DE IMPRENSA/CONVITE : Alfândega da Fé tem um novo espaço de fruição da natureza dedicado à micologia

 O Dia Mundial da Alimentação, que se assinala a 16 de outubro, foi a data escolhida para abrir ao público um novo espaço de fruição da natureza no concelho de Alfândega da Fé. Trata-se do Parque Micológico, situado na mata municipal de Alvazinhos, dedicado à micologia e um local de excelência para a descoberta de cogumelos e também de espécies autóctones de flora e fauna.


A Mata Municipal de Alvazinhos, reconverteu-se num parque dedicado à micologia. Graças a uma intervenção alargada, financiada através do programa Compete2020/REACT-EU, foi possível requalificar a mata e criar infraestruturas de apoio ao visitante.
Alfândega da Fé tem um novo espaço de fruição da natureza dedicado à  micologia 
Parque Micológico de Alvazinhos é inaugurado no próximo dia 16 de outubro 

O Dia Mundial da Alimentação, que se assinala a 16 de outubro, foi a data escolhida para abrir ao  público um novo espaço de fruição da natureza no concelho de Alfândega da Fé. Trata-se do Parque  Micológico, situado na mata municipal de Alvazinhos, dedicado à micologia e um local de excelência  para a descoberta de cogumelos e também de espécies autóctones de flora e fauna. 
A Mata Municipal de Alvazinhos, reconverteu-se num parque dedicado à micologia. Graças a uma  intervenção alargada, financiada através do programa Compete2020/REACT-EU, foi possível requalificar a  mata e criar infraestruturas de apoio ao visitante, já que de acordo com Eduardo Tavares, Presidente da  Câmara Municipal, “O Parque Micológico de Alvazinhos é um novo espaço de atração turística no concelho  de Alfândega da Fé. Os amantes da natureza, os aficionados da micologia e todas as pessoas que gostem  ou procurem conhecer melhor as espécies de cogumelos, têm aqui o local ideal para o fazer. Ao longo do  tempo vamos replicar Passeios e Workshops de Micologia, bem como outras iniciativas, dedicadas às  Escolas e o público geral, para dinamizar e dar a conhecer este importante espaço natural do nosso  concelho, educando e sensibilizando os mais jovens para a importância da conservação de espécies  autóctones e para a sustentabilidade do meio ambiente.”. 
São cerca de 45 hectares com quatro bosques distintos, onde abundam espécies de árvores autóctones  como o sobreiro, a azinheira, o pinheiro bravo, o castanheiro, o carvalho, entre outras, e que são o habitat  natural de várias espécies de fauna e micológicas. O local possui 2,8 km de percurso interno, que se  encontra devidamente sinalizado, e duas zonas de lazer e fruição da natureza, que convidam à descoberta  deste incrível local. Para complementar foi também criado o centro interpretativo da micologia, pensado  para a realização de atividades de dinamização do parque. 
Todos os pontos de maior interesse estão assinalados e dispõem de placas informativas, contudo os  visitantes terão ao seu dispor a opção de fazer um tour virtual pelo parque. Através da tecnologia é possível  visitar o parque ao mesmo tempo que, em realidade aumentada, acedem a informação sobre as espécies  de cogumelos que poderão encontrar em cada bosque. Uma inovação introduzida para que o parque seja  um local atrativo para todos, complementando as opções disponíveis para conhecer e desfrutar do local. 
Os cogumelos são um produto de excelência na gastronomia, e são várias as espécies selvagens que se  podem encontrar no Parque Micológico de Alvazinhos, mas há outras tantas com as quais é preciso tomar  precauções. Isso mesmo vai ser explicado no próximo dia 16 de outubro, num Passeio Micológico, dirigido a  alunos do Agrupamento de Escolas de Alfândega da Fé, que vem complementar o plano curricular das  turmas nesta matéria e marcar a inauguração do Parque Micológico. 
No programa deste dia está também agendado um showcooking com degustação de cogumelos e a  plantação de uma árvore autóctone, que assinalará a abertura deste novo espaço ao público. A inauguração  do parque acontece no dia 16 de outubro, às 10h, e será presidida pela Diretora Regional do Instituto de  Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), Sandra Sarmento.

Sem comentários:

Enviar um comentário