Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 23 de outubro de 2024

Palombar coorganiza Censo de Veado no Parque Natural de Montesinho

 A Palombar - Conservação da Natureza e do Património Rural é uma das entidades que está na organização do Censo de Veado (Cervus elaphus) no Parque Natural de Montesinho (PNM), juntamente com o Instituto Politécnico de Bragança e a Universidade de Aveiro, em colaboração com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas. O censo teve lugar nos dias 4 e 5 de outubro e decorreu na área norte da Zona de Caça Nacional da Lombada, integrada no setor leste do PNM.

Veado fotografado durante o censo. Fotografia Pedro Alves/Palombar.

Este censo foi realizado durante dez anos de forma ininterrupta, entre 2008 e 2017. Teve uma edição avulsa em 2019 e foi retomado este ano, com vista a assegurar a sua periodicidade anual.

O objetivo do censo é caracterizar a população de veados em termos do seu tamanho, estrutura (proporção entre sexos e classes etárias) e inferir sobre a sua tendência demográfica.

Esta área protegida possui habitats propícios para ungulados selvagens como é o caso do veado, cuja população desempenha um papel central no ecossistema do parque:

  • Contribui para moldar a estrutura e composição da vegetação, através da dispersão de sementes e redução da biomassa vegetal, podendo ajudar a diminuir a intensidade de incêndios;
  • O veado é uma presa-chave do lobo-ibérico (Canis lupus signatus), outra espécie icónica da região, garantindo recursos tróficos para esta e minimizando conflitos com as comunidades humanas locais por reduzir os ataques ao gado doméstico.

A monitorização continuada desta população é fundamental para garantir a sua gestão adequada e permitir a compatibilização entre as atividades humanas tradicionais (agricultura, pecuária e silvicultura) e a conservação da natureza no PNM.

Sem comentários:

Enviar um comentário