O primeiro-ministro revelou que estão a ser estudadas três novas ligações ferroviárias entre Portugal e Espanha, a partir de Aveiro, Faro ou Elvas e Porto ou Bragança. Sem definir prazos ou entrar em grandes detalhes, Luís Montenegro sublinhou que estas ligações estão a ser analisadas e a pensar “para o futuro”.
“Há três ligações ferroviárias que estamos a vislumbrar para o futuro. A operabilidade da ligação de Aveiro e Salamanca, e depois duas que estão em estudo para poderem ser aprofundadas nos próximos anos: a ligação Faro ou Elvas e Sevilha, e a ligação de Porto, Bragança e Zamora“, anunciou o primeiro-ministro numa conferência de imprensa com o homólogo espanhol Pedro Sánchez, para dar a conhecer as conclusões da 35º Cimeira Luso-Espanhol que se realizou em Faro, esta quarta-feira.
De acordo com Montenegro, os trabalhos para o desenvolvimento desta e de outras ligações ferroviárias está a ser feito em “consonância” com o Governo espanhol com vista a “conjugar os calendários de obra de uma de outra ligação para se poderem executar no mais curto espaço de tempo”.
Pedro Sánchez sublinhou que o compromisso entre os dois países é de as ligações ferroviárias em causa “estarem prontas em 2030”, a tempo do Mundial da FIFA em 2030, que será organizado por Portugal, Espanha e Marrocos.
O compromisso com o reforço das ligações ferroviárias faz parte de um total de 11 acordos assinados entre Portugal e Espanha no âmbito desta cimeira. Na declaração conjunta a que o ECO teve acesso, lê-se que Portugal e Espanha “comprometem-se a continuar a promover” as ligações rodoviárias e ferroviárias transfronteiriças, em especial as ligações em Alta Velocidade entre Lisboa e Madrid.
Sobre esse assunto, Luís Montenegro diz que a “prioridade” do Governo é ligação Alta Velocidade entre “Lisboa-Porto-Vigo-Madrid”, recordando já ter sido adjudicado o primeiro troço dessa ligação. “Queremos até antecipar o calendário na medida do possível”, admitiu. “A segunda prioridade é a ligação Lisboa-Madrid, via Évora e Badjoz”, continuou.
Paralelamente, Montenegro sublinha que, neste momento, o objetivo é “conciliar a terceira travessia sobre o rio Tejo em Lisboa, com a construção da ligação em Évora em Alta Velocidade”, sendo este “um processo que corre em simultâneo com a construção do aeroporto de Lisboa”.
Além das ligações entre Portugal e Espanha, Montenegro e Sánchez revelaram que vão subscrever uma carta ao seu homólogo de França para “poder levar a cabo a interligação ferroviária” de passageiros e mercadorias entre a Península Ibérica e o centro da Europa.
“Eu e o Presidente do Governo de Espanha vamos subscrever uma carta e vamos endereçar ao primeiro-ministro de França, precisamente para poder levar a cabo a interligação ferroviária que é necessária para o transporte de passageiros e de mercadorias entre a Península Ibérica e o centro de Europa”, disse Montenegro na conferência de imprensa.
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