Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 22 de fevereiro de 2025

Os preconceitos, injustificados, ajudam a desconstruir as sociedades...

Em 1975 fui preterido num concurso público por ter o cabelo comprido o que me conectava com um “segmento” que incomodava os ineptos, os néscios,... Contou-me, passados anos, um dos elementos do júri hoje com os seus maravilhosos 90 e tal anos e que não me canso de admirar pela resiliência, inteligência, pela paz que transmite a quem com ele convive e pela amizade que será eterna.
Eram 5 os elementos do júri e o que tinha o voto de qualidade, desempatou… com um NÃO! O não fez toda a diferença. Não sei se para melhor se para pior. Só sei que foi um não criminoso. Tem nome o elemento. Era um dos DDT.
Ao tempo o cabelo comprido era em Bragança, para os DDT, sinal de perigo. Os DDT não são os mesmos mas têm a mesma mentalidade e quero crer que pior qualidade.
Em 75 era o corte do cabelo, agora é a cor da cartolina e a subserviência.
Enquanto não conseguirmos fazer diferente e mantivermos este esterco todos perdemos.
Admira-me é que gente nova continue com os mesmos pressupostos do antigamente. Preocupa-me que em 2025 interesses individuais e corporativistas se sobreponham ao interesse da comunidade. Para quê? Levai o cheque para a urna.
De que adianta existir uma Constituição da República se nem as Instituições Públicas a cumprem e fazem cumprir?
Em Bragança a liberdade, a justiça e a igualdade de oportunidades não são para todos. Nunca foram. Nos outros lados será igual. Apenas mudará a cor da cartolina.
Aos “bafejados” pela “sorte” peço que lá dentro da vossa impiedosa estrutura partidária, o chafúrdio que vos arranjou emprego, ou tacho… a vós e aos vossos filhos e filhas, irmãos e genros, noras e primos... insistam (ou comecem a dizer) para que em Bragança fiquem sempre, mas sempre, os melhores em primeiro lugar. Tentai ao menos. De que vos adianta andar uma dúzia ou duas de anos a encher o peito para as fotografias e a meter likes nas baboseiras, que os servos dos vossos padrinhos publicam, se em Bragança nem vai haver fotógrafos nem quem faça pose para as fotografias? Nem Bragança.
Sejam felizes e divirtam-se mas não lixem a vida aos filhos dos outros.

Obs. Mas olhar hoje para a foto que escolhi para ilustrar o texto, contemporânea dos acontecimentos, faz-me acreditar que eram mais sérias e limpas as minhas "melenas" que a seriedade do bardamerda que ditou o não. Ditou-o por inveja, dor de cotovelo e também com receio de que entrasse para a estrutura algum ser pensante.

Hoje... mantém-se tudo na mesma.

Beijos abraços e desculpai-me a irreverência.

HM

Sem comentários:

Enviar um comentário