Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

domingo, 26 de outubro de 2025

CCDR NORTE DEFINE NOVAS MEDIDAS PARA SALVAGUARDAR AGRICULTURA APÓS INCÊNDIOS

 O vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR Norte), Paulo Ramalho, reuniu-se na terça-feira (21) com técnicos da área agrícola, bem como investigadores da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), numa sessão dedicada à definição de estratégias para recuperar o potencial produtivo das culturas permanentes danificadas pelos incêndios do último verão.


O encontro focou-se sobretudo no castanheiro e no olival tradicional, duas culturas estruturantes para a região, de longo ciclo e elevado impacto socioeconómico, que exigem medidas técnicas específicas e ações de recuperação a médio e longo prazo.

A CCDR Norte sublinha a importância de reforçar a articulação entre produtores, técnicos agrícolas e centros de investigação, salientando que só através da transferência de conhecimento científico será possível garantir respostas eficazes e sustentáveis.

Para Paulo Ramalho, a agricultura continua a ser um eixo determinante não apenas para a sustentabilidade ambiental e económica do território, mas também para a segurança alimentar e para a coesão social das comunidades rurais

Jornalista: Vitória Botelho
Foto: DR

Sem comentários:

Enviar um comentário