Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 28 de outubro de 2025

Duzentos participantes foram à descoberta de cogumelos em Vale Pradinhos, no Macedo de Cavaleiros

 Falta legislação que regule a apanha dos cogumelos e proteja as espécies, como acontece em Espanha. É uma das conclusões da XI Jornada Micológica, integrada na iniciativa “A maior açorda de cogumelos do mundo”, que decorreu este fim de semana em Vale Pradinhos, no concelho de Macedo de Cavaleiros. Um evento que juntou ciência, gastronomia e muito convívio.


Em Vale Pradinhos, no concelho de Macedo de Cavaleiros, centenas de pessoas percorreram os montes à descoberta do mundo secreto dos cogumelos. A XI Jornada Micológica, integrada na iniciativa “A maior açorda de cogumelos do mundo”, voltou a unir ciência, gastronomia e convívio, mas também trouxe à discussão um tema sério: a necessidade de legislar a apanha de cogumelos silvestres em Portugal.

O alerta é deixado pelo guia micológico, Carlos Guerra, que defende que é urgente seguir o exemplo espanhol:

Segundo outro dos guias micológicos presente no evento, Pedro Sousa, a importância da legislação não se prende apenas com a necessidade de preservar o ecossistema, mas também para garantir a segurança alimentar de quem consome estas espécies:

A saída de campo contou com participantes de várias regiões do país e da vizinha Espanha, curiosos em aprender a identificar espécies com o apoio de especialistas. Seguiram-se momentos de convívio com a tradicional açorda de cogumelos, o javali no pote e o espetáculo da queimada dos druida:

Para a organização, segundo Armando Edra, o balanço é positivo apesar da chuva:

Os participantes estavam a contar ver mais quantidade e variedade de cogumelos no terreno, mas dizem que a experiência valeu pelo conhecimento e convívio. Diogo Pereira, veio pela primeira vez à iniciativa, sobretudo para saber mais:

Eduardo Maia, de Santa Maria da Feira, costuma participar, tem ligações familiares à aldeia do Brinço. Participou sobretudo para ter mais conhecimentos sobre o tema:

Miguel Tembra, vem de Santiago de Compostela, em Espanha, pela primeira vez à atividade, também absorver mais conhecimentos, uma vez que também produz cogumelos há 23 anos:

A Associação Cultural, Desportiva e Recreativa de Vale Pradinhos volta assim a afirmar-se como exemplo na promoção da micologia em Trás-os-Montes. A mensagem é clara: é preciso proteger o que a natureza dá, mas fazê-lo com conhecimento e responsabilidade.

Maria João Canadas

Sem comentários:

Enviar um comentário