Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 27 de outubro de 2025

O desporto escolar no Liceu Nacional de Bragança


 Nos anos 70, o desporto escolar no Liceu Nacional de Bragança assumia um papel central na formação dos jovens, não apenas como prática física, mas também como espaço de educação e de convivio. Num tempo em que os recursos eram muito mais limitados, os campos de terra batida e os equipamentos simples transformavam-se em verdadeiros palcos de entusiasmo, dedicação e espírito de equipa.
O desporto, nas mais variadas modalidades, era entendido como complemento essencial da vida académica. Incentivava valores como a disciplina, a superação, o respeito pelas regras e o gosto pela vida saudável. As aulas de Educação Física e os torneios inter-turmas ou inter-escolas mobilizavam alunos e professores e davam origem a momentos de grande entusiasmo coletivo.
Era o espírito de amizade e de união que marcava aqueles tempos. As equipas formavam-se muitas vezes a partir de laços de companheirismo que ultrapassavam os muros do Liceu. Colegas de turma, vizinhos, amigos de infância encontravam no desporto um espaço privilegiado para estreitar relações. O futebol, o atletismo, o voleibol, o basquetebol ou o andebol eram pretextos para manhãs ou tardes de convívio inesquecíveis.
As vitórias eram celebradas com orgulho, mas também as derrotas serviam para consolidar o espírito de grupo, porque o verdadeiro valor estava em participar, em estar junto dos amigos e em representar o Liceu. Muitos dos antigos alunos recordam ainda hoje esses momentos como um dos pilares da sua juventude, onde aprenderam a importância da camaradagem, da entreajuda e da amizade duradoura.
No Liceu Nacional de Bragança, o desporto escolar dos anos 70, era um autêntico espaço de formação humana, de partilha e de memórias que continuam bem vivas na mente e no coração dos que foram protagonistas desses saudosos tempos.

HM

Sem comentários:

Enviar um comentário