Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 27 de outubro de 2025

Nem a chuva travou a iniciativa “Pão Solidário” que conseguiu reunir 500 euros para a Liga Contra o Cancro

 A iniciativa do pão, que normalmente envolve a venda de mil pães, ficou este ano limitada a 500 unidades, devido ao adiamento provocado pela chuva. Os restantes 500 pães serão vendidos no próximo mês, no âmbito do novembro Azul


Através da iniciativa “Pão Solidário – um pão por um euro”, a Padaria de Gimonde e a Moagem do Loreto conseguiram angariar 500 euros, ontem, que revertem para a Liga Portuguesa Contra o Cancro. A ação decorreu pelas 18h, na Catedral de Bragança.

Segundo António Machado, delegado da delegação de Bragança da Liga, tanto a caminhada como esta iniciativa solidária foram, mais uma vez, um sucesso. “Esta iniciativa correu muito bem, é um mês dedicado à prevenção do cancro, mais especificamente da mulher. Tivemos muita adesão e sensibilizamos especialmente as pessoas através das várias ações e claro que foi muito importante que Elizabete nos tenha apoiado com esta iniciativa da venda do pão e também a moagem do Lorreto que fornece a farinha. Mas o grande potencial está nas pessoas, na dedicação e no apoio que sentimos das pessoas no dia-a-dia”, disse.

Recordo-lhe que a iniciativa, agendada para sábado, foi adiada devido às previsões de chuva forte e passou, então, para o dia de ontem. Elisabete Ferreira, responsável pela Padaria de Gimonde garante que nem o mau tempo impediu a comunidade de se juntar por um bem comum. “Um gesto tão simples, pode ajudar e ser tudo mais fácil, mais leve”, frisou, acrescentando que acredita existir solidariedade em todas as pessoas e por isso se juntaram à iniciativa independentemente do tempo.

António Machado aproveitou o evento para anunciar que, futuramente e em parceria com a ULS Nordeste, a liga vai levar os rastreios do cancro da pele a mais pessoas, nomeadamente à população do mundo rural. “Brevemente será divulgado um protocolo que também temos com a ULS, para além do rastreio da mama, também estamos a pensar fazer praticamente o mesmo na prevenção e no rastreio do cancro da pele. Além disso, na prevenção do cancro da cavidade oral, estamos muito próximos dos 43% das consultas que foram feitas em todo o norte do país. Estamos a pensar começar a aproximarmos das aldeias das pessoas ainda mais carenciadas”, rematou.

A delegação de Bragança encerrou, assim, este domingo, as iniciativas do outubro Rosa, com a caminhada, a ação do Pão Solidário e a missa na catedral.

A iniciativa do pão, que normalmente envolve a venda de mil pães, ficou este ano limitada a 500 unidades, devido ao adiamento provocado pela chuva. Os restantes 500 pães serão vendidos no próximo mês, no âmbito do novembro Azul, e o valor arrecadado continuará a reverter para a Liga Portuguesa Contra o Cancro.

Escrito por Brigantia.
Jornalista: Cindy Tomé

Sem comentários:

Enviar um comentário